Palaçoulo inaugurou o Caramonium Fest para homenagear as tradições locais

PUB.

Seg, 17/11/2025 - 09:06


O festival dedicado à cultura e tradições locais da freguesia mais industrializada de Portugal, decorreu ao longo de sábado

Em Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro, os caramonos e a tanoaria estiveram em destaque. A aldeia mais industrializada do país celebrou, ao longo de sábado, as tradições e rituais da aldeia, juntando a modernidade aos tempos antigos com a primeira edição do Caramonium Fest.

Para quem visitou a freguesia e participou, esta foi uma experiência a repetir. “Estou agradavelmente surpreso. No final este convívio e estas tainadas, estas petiscadas, é ouro sobre azul”, disse um dos participantes do evento.

Outro participante referiu “está tudo maravilhoso, esta parte final, com o showcooking e vinhos top. É para Voltar”

Uma iniciativa que deixou o presidente de junta, Xavier Rodrigues, satisfeito por reviver os tempos antigos. “É muito bom para o Palaçoulo uma vez que traz muita gente, e acho uma boa iniciativa da Associação Caramonico a quem deixo os meus parabéns pela iniciativa. Eu já sou um bocadinho mais velho do que eles, e estou a recordar velhos tempos, brincadeiras, quando eu tinha oito, nove anos. É um reviver de tradições que havia antigamente”, disse.

A Caramonico - Associação para o Desenvolvimento Integrado de Palaçoulo, esteve a cargo da organização do festival. A presidente, Maria Buendia, afirma que o objetivo é dar continuidade ao festival. “Nós quisemos começar com essa ideia de aldeia mais industrializada do país. Temos a capacidade de fazer algo e pensamos em pegar na nossa cultura e no património cultural e material que temos, pegar em todas as tradições possíveis e fazer um evento onde consigamos que isto não se perca. É o nosso objetivo agora que isto continue, se mantenha e crie uma nova tradição”, frisou.

Palaçoulo inaugurou o Caramoinum Fest, um festival dedicado à cultura e tradições locais da freguesia mais industrializada de Portugal, muito conhecida pela tanoaria. O festival decorreu durante o sábado e contou com uma jornada micológica, showcooking, prova de vinhos, a procissão do caramono e muita animação musical.

Escrito por Brigantia.

Foto: Caramonico

Jornalista: 
Cindy Tomé