7ª edição do mercado rural "Cachico" animou a aldeia de Carção ao longo do fim de semana

PUB.

Seg, 17/11/2025 - 08:58


Este ano, à semelhança das edições anteriores, contou com uma caminhada micológica, o concurso da maior abobora, uma concentração de tratores e um magusto.

O mercado rural, Cachico em Carção, voltou a animar a aldeia do concelho de Vimioso ao longo do fim de semana.

O certame, que vai já na sétima edição, tem como objetivo valorizar os produtos da terra sendo a maioria dos expositores oriundos da aldeia e das localidades vizinhas.

Manuela Rosário é proprietária da “escorropicha”, uma marca de licores já bem conhecida pela população do concelho de Vimioso. Manuela Rosário destacou que está presente neste mercado desde a primeira edição e garante que beneficio “há sempre.”

“Há sempre pessoas que vêm de fora, desde os caçadores, os emigrantes e portanto, essa parte também é importante. No fundo é o mercado da saudade, onde as pessoas vêm ter connosco. A nível de vendas também se faz bom negócio e sobretudo, muitos contactos que são também importantes para o negócio”.

Alexandra Veiga participou, pela primeira vez, no mercado. Expôs produtos característicos da aldeia e garantiu que a experiência “superou as expectativas”. “Há muita gente, principalmente as pessoas que vêm de fora do nosso conselho e da nossa região.”

O presidente da junta de freguesia, Daniel Ramos, destacou que o mercado já faz parte da agenda cultural do concelho e sublinhou que nem o mau tempo travou a participação das pessoas nas atividades programadas. “Traz-nos animação numa altura do ano em que é mais deprimida e conseguimos arrastar as pessoas cá em dias chuvosos como hoje. Acho que é muito importante aqui para a aldeia, o evento. Naturalmente, neste momento, o Cachico já faz parte das festas de Carção. Tal como as festas de verão, toda a gente está à espera do Cachico e marca a suas férias para esta altura. Ontem à noite foi prova disso. Tínhamos aqui muita gente. e mesmo com estas condições conseguimos encher este pavilhão”

O mercado Rural cachico, deve o nome à expressão local “mais um bocado”. Este certame decorre sempre durante o terceiro fim de semana do mês de novembro. Este ano, à semelhança das edições anteriores, contou com uma caminhada micológica, o concurso da maior abobora, uma concentração de tratores e um magusto.

Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Cindy Tomé