“É triste, todos os portugueses têm direito à informação” dois concelhos do distrito podem deixar de receber jornais

PUB.

Sáb, 06/12/2025 - 17:39


Vimioso e Freixo de Espada à Cinta são dois dos concelhos que poderão ser afetados pela decisão da VASP. O Autarca de Vimioso considera “grave” algumas localidades ficarem sem o acesso à informação escrita e espera que Governo continue a assumir despesas de distribuição

Após o anúncio da VASP de uma possível interrupção na distribuição diária de jornais a oito distritos, a partir de dia 2 de janeiro de 2026, muitos autarcas se têm manifestado.  Foi o caso do autarca de Vimioso, António Santos, que considera “triste” e “grave” a situação.

“Todos os portugueses têm constitucionalmente direito à informação, porque todos nós temos direito a saber o que se passa no país, e se não nos chegar a informação escrita, às regiões onde ainda as redes sociais não estão bem exploradas, naturalmente que as pessoas passarão a viver no obscurantismo, que conduzirá ao não saber escolher. E é grave, nomeadamente agora nas eleições presidenciais e noutras eleições que se vão seguir. É grave não sabermos, não podermos nós, as nossas gentes, não poderem escolher conscientemente porque a informação que lhes chega”, frisou.

Ainda assim, o autarca admite que apesar de sentirem o interior cada vez mais esquecido, quer acreditar que o Governo vai assumir as despesas com a VASP e que os jornais chegarão na mesma à região. “Quero acreditar que possa haver alguma vontade política em solucionar o problema. Neste momento o AVA estava a trazer os jornais a Vimoso e a Freixo de forma gratuita. Quero acreditar que esse trabalho vai ser garantido e que o Governo vai continuar a assumir as despesas. Se assim não for, sinceramente reivindicaremos, não nos cansaremos de protestar por forma a que os territórios do interior, de baixa densidade e de alta discriminação negativa, não sejam discriminados”, rematou.

A notícia foi avançada pelo Correio da Manhã, quinta-feira, após alegadamente ter recebido um comunicado da VASP onde comunicava uma possível interrupção na distribuição diária de jornais nos distritos de Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança a partir de dia 2 de janeiro. Segundo o mesmo jornal “Em causa está uma "situação financeira particularmente exigente, resultante da continuada quebra das vendas de imprensa e do aumento significativo dos custos operacionais”.

Escrito por Rádio Brigantia.

Foto: API

Jornalista: 
Cindy Tomé