Seg, 16/02/2026 - 08:19
Já começou a ser construído o hotel do grupo Vila Galé, em Miranda do Douro. A futura unidade hoteleira de quatro estrelas terá cerca de 100 quartos. Segundo a presidente da câmara de Miranda, Helena Barril, o alvará, “já foi emitido”. “O hotel já está em construção, já fizeram o desaterro de todos os locais para instalar os módulos. É uma grande oferta que está a caminho e que nos vai trazer muitos mais turistas com outra capacidade financeira e, se calhar, com repercussões ainda mais positivas aqui no certame e no resto das atividades no concelho”, disse Helena Barril.
Este reforço da capacidade de alojamento surge num momento estratégico para o concelho, que tem recebido cada vez mais visitantes, atraídos por certames como o Festival de Sabores Mirandeses, que aconteceu no fim-de-semana. Os expositores, que desde o ano passado vêm de várias partes do país e não apenas do Planalto Mirandês, destacam que o certame é uma boa montra para dar a conhecer o que de melhor produzem. “Tem sido uma feira boa. Até agora tem sido boa. Tenho vendido, normalmente, tudo o que trago. Os clientes vêm de uns anos para os outros”, referiu Maria Natália Lopes, produtora de Miranda do Douro. Costuma ser uma feira boa, jeitosinha, com bastante gente e é uma feira que gostamos de fazer, mas os espanhóis não são muito compradores do meu produto. No que toca ao fumeiro compram mais os portugueses”, explicou Sofia Mendes, de Mogadouro.
A presidente do município destacou o crescimento do evento, sublinhando que a abertura da feira, no ano passado, a produtores de fora do planalto contribuiu decisivamente para a sua dimensão atual. “Este aumento de expositores tem a ver com o facto de termos aberto a feira a produtores e expositores de fora do Planalto Mirandês. Temos aqui pessoas de quase todo o país. A vontade das pessoas virem aqui era muita e proporciona um evento desta grandeza e agora não dá para retroceder, nem queremos”.
A vigésima sétima edição do festival decorreu entre sexta-feira e ontem, reunindo os grandes sabores da região, como sendo o fumeiro, queijos, azeite, mel e, claro, a bola doce.




