Amendoeiras em Flor animam Vila Flor até 8 de março com 70 expositores e 30 mil visitantes esperados

PUB.

Seg, 16/02/2026 - 08:18


Além da amêndoa, o produto que está na origem do evento, há vinho, azeite, mel, queijos e artesanato

Entre 70 expositores, gastronomia, concertos, animação e atividades para todas as idades, as Amendoeiras em Flor estão de portas abertas, até dia 8 de março, em Vila Flor.

Na sexta feira, no arranque do certame, os expositores, que têm mais três fins de semana de negócio pela frente, mostraram-se confiantes. “Há sempre muita gente e é importante divulgar a marca. Vendemos sempre muito nestas feiras”, contou Cláudia Gouveia, de Macedo de Cavaleiros. “Esperemos que as pessoas venham, que nos visitem, só assim valerá a penas”, explicou Cristóvão Monteiro, produtor de amêndoa. “Costumo participar. É uma maneira de mostrarmos o produto, de dar a conhecer e de as pessoas da região terem uma nosso do que se produz no nosso território”, esclareceu Fernando Teixeira, produtor de queijo de ovelha e cabra.

Além da amêndoa, o produto que está na origem do evento, há vinho, azeite, mel, queijos e artesanato. Para o presidente da câmara de Vila Flor, Pedro Lima, o valor acrescentado que muitos produtores têm vindo a introduzir, com novas formas de transformação da amêndoa, estão a criar “riqueza” e “emprego” no concelho. “Isto nasceu para incentivar a cultura da amêndoa, mas também a sua transformação. Temos muita gente em Vila Flor que já se dedica à amêndoa, não só em termos de produção, mas também acrescentando valor, portanto gerando riqueza e criando emprego, adicionando chocolate, adicionando até sal ou outros aromas para que a amêndoa se torne mais apetecível”.

Pedro Lima estima que ao longo do certame cerca de 30 mil pessoas passem por Vila Flor e admite que a grande experiência é provar e comprar o que de melhor se produz na região. “Temos sempre o que fazer durante todos os dias. Eu acho que aquilo que é mais importante para quem vem, um pouco mais de longe, é ter acesso a produtos únicos, como são o nosso azeite, o nosso vinho, as nossas amêndoas, o nosso mel, e também terem a experiência de estar em Vila Flor, uma terra dinâmica e uma terra que cresceu nos últimos 4 anos”.

Até 8 de março, o município promove mais uma edição das Amendoeiras em Flor, com fins de semana de animação, gastronomia, exposição de produtos locais, encontro cinegético, falcoaria, concertos e várias atividades.

 

Jornalista: 
Carina Alves / Rita Teixeira