PUB.

Centrais hidroeléctricas do Baixo Sabor ligadas à rede

PUB.

Qui, 11/12/2014 - 10:51


Já foram feitas as primeiras ligações à rede da central hidroeléctrica da Barragem do Baixo Sabor.

A EDP já iniciou os testes ao nível da produção numa altura em que os trabalhos de construção civil estão na recta final. Sérgio Figueiredo, administrador da EDP Produção, adianta que uma das centrais já passou os testes, a produção depende agora da subida da albufeira.

“O empreendimento do Baixo Sabor tem duas barragens, duas centrais, de jusante já passou os testes de sincronização, já está a produzir electricidade desde o início do mês, e o escalão de montante na sexta-feira teve o primeiro ensaio com sucesso irá entrar em produção em função da subida da albufeira”, salienta o responsável.

Se o Inverno for chuvoso, Sérgio Figueiredo acredita que a partir de Janeiro as duas centrais hidroeléctricas do Baixo Sabor já têm condições para produzir energia.

“A quota ainda não está ao nível mínimo que nos permita fazer testes com água, dependendo dos caudais, das afluências e do tempo. Nós estávamos a contar com um Dezembro com chuva e tem sido seco, mas se as previsões de chuva na segunda quinzena se confirmarem o escalão de montante estará pronto a operar já no mês de Janeiro”, realça Sérgio Figueiredo.

A par dos testes ao nível da produção, a EDP também está a levar a cabo um plano ambiental para minimizar os impactos deste empreendimento na fauna e na flora daquela zona.

“É um modelo inovador que implementámos, que envolve um conjunto vasto de agentes locais, serão cerca de 2200 interlocutores com quem a EDP firmou contratos de gestão e de implementação de medidas ambientais para os próximos 10/15 anos”, salienta o responsável.

O empreendimento hidroeléctrico do Baixo Sabor representa um investimento na ordem dos 625 milhões de euros e abrange áreas dos concelhos de Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros.

Escrito por Brigantia