PUB.

Castanha Longal de Vinhais vai ser certificada

PUB.

Sex, 23/09/2022 - 08:17


O município quer que esta variedade específica deste concelho seja valorizada e, por isso, decidiu criar uma marca

De acordo com o presidente da câmara, Luís Fernandes, o objectivo é também potenciar as outras castanhas produzidas no território. "O que pretendemos com a marca da Catanha Longal é valorizar a castanha, que é originária do concelho e, através da marca, potenciar toda a castanha do concelho de Vinhais, quer seja longal, quer outra variedade qualquer".

Embora seja cedo para perceber o impacto que a seca teve na produção de castanha, o autarca reconhece que pode haver quebras. "Ainda é muito cedo. É verdade que estas chuvas vieram ajudar um bocadinho mas vamos ver se será o suficiente para que a produção seja mais ou menos como no ano passado. Ainda assim, deverá haver uma quebra, mas são dados que não podemos, para já, confirmar".

A castanha poderá ser certificada como de Denominação de Origem Protegida, Indicação Geográfica Protegida ou Especialidade Tradicional Garantida.

No concelho de Vinhais há 2 mil produtores de castanha, que colhem anualmente cerca de 9 mil toneladas. A fileira pode chegar a movimentar 25 milhões de euros por ano.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais