Qua, 07/01/2026 - 09:17
Foram instalados desfibrilhadores automáticos externos em viaturas da GNR e dos bombeiros de Torre de Moncorvo, para serem utilizados em caso de socorro a vítimas de paragem cardiorrespiratória.
O presidente da câmara municipal de Torre de Moncorvo, José Meneses, explica que a aposta nestes equipamentos deve-se ao facto destas viaturas serem muitas vezes as primeiras a chegar às ocorrências. "Apostar nos VAS nestas viaturas pelo simples facto de que cada vez que há um sinistro, um acidente ou uma chamada de emergência, normalmente os primeiros carros a chegar são os carros mais rápidos e também os das forças de segurança, ou seja, a viatura que normalmente faz patrulhamento nas nossas vilas, neste caso da GNR, é normalmente a primeira viatura a chegar a um sinistro, a chegar a um local de uma possível emergência. E a seguir, o carro do comando dos bombeiros, ou seja, são viaturas rápidas que por vezes chegam primeiro até mesmo que o INEM. E por vezes estes primeiros minutos podem ser fundamentais e podem salvar uma vida."
Os operacionais também receberam formação para a devida utilização destes equipamentos. "Demos formação aos militares todos da GNR, estamos a falar à volta de 30 militares. Demos formação também, os próprios bombeiros que já têm, também já está incorporada neste pacote"
O valor deste investimento ronda os 5 mil euros. A entrega de cada, para as duas viaturas, decorreu no passado dia 29 de dezembro.
Escrito por Brigantia.




