A "Vovó Viral" de Contins

PUB.

Qui, 14/11/2019 - 09:28


A avó Adozinda, de 94 anos, e o neto, João, de 24, vivem em Contins, no concelho de Mirandela, e são os protagonistas da página “Vovó Viral”, com vídeos que dão a conhecer a relação entre os dois. Os vídeos da dupla retratam conversas com expressões tipicamente transmontanas que deliciam quem as ouve. Um deles tem já mesmo mais de três milhões e meio de visualizações

Nunca lhe passou pela cabeça que tivesse tanto sucesso, confessa João Fraga, neto de Adozinda Augusta e responsável pela produção dos vídeos das conversas animadas entre ambos, que se tornaram virais nas redes sociais, com mais de 120 mil seguidores página "Vovó Viral" do Facebook. João explica que tudo começou por uma brincadeira. "Nunca tinha publicado nada e guardei isso para mim e para mostrar aos meus amigos que me começaram a dizer para lhe criar uma página e mostrar o que ela é. Juntei dois ou três vídeos e foi quando começou a disparar o sucesso da página que começou a ser muito partilhada até fora de Portugal. De há uns tempos para cá é que houve a maior parte da partilha.

O boom da página aconteceu quando João fez uma compilação de alguns vídeos que se tornaram um sucesso à escala mundial. "Houve uma fala na Internet e o vídeo ficou a carregar durante a noite. Pensei que ia ter o mesmo que nos outros, 400 ou 500 visualizações. De manhã, quando peguei no telemóvel reparei num 'enchente' de notificações e vi que o vídeo já ia com mais de 700 mil visualizações. Foi quando vi que estava a ser partilhado não só em Portugal com na Espanha, França e Luxemburgo".

Os vídeos dão a conhecer uma relação de carinho e cumplicidade que já existe há muitos anos. "A minha mãe não podia estar comigo e eu passava a minha vida com ela aqui. Desde pequeno que me gostava de meter com ela", disse João.

Um dos vídeos já soma mais de três milhões e meio de visualizações e João garante que é tudo de improviso. "Não há ensaios de nada, eu não lhe peço para dizer nada, apenas pego no telefone e gravo as conversas que temos. Se lhe falarmos na palavra Facebook ela não sabe o que é, tentei não complicar para ela entender".

A protagonista dos vídeos tem recebido a visita de pessoas que a querem conhecer e tirar selfies com elas. "Então não gosto? Quantas pessoas já cá vieram nem tem conta. Até sou conhecida demais".

Adozinda também não esconde o carinho que tem pelos netos. "são muito meus amigos".

Conversas partilhadas por todo o mundo entre a avó Adozinda e o seu neto João.

Escrito por Terra Quente

Foto: Facebook "Vovó Viral"