Vimioso abre portas à 1º Bienal Intercultural, Transfronteiriça e Europeia

PUB.

Qua, 27/09/2023 - 16:09


Iniciativa começa hoje

Arranca hoje em Vimioso a 1º Bienal Intercultural, Transfronteiriça e Europeia. O evento conta com oradores de Portugal, mas também de Espanha e França, que se vão juntar para discutir e divulgar o património, a cultura e as tradições do concelho. O Congresso Internacional pretende mostrar que a cultura e o turismo são o caminho para atrair pessoas, diz a vereadora da câmara de Vimioso, Carina Lopes. “A maior parte dos temas tem a ver com a preservação, divulgação e projecção da cultura e património de Vimioso. Vamos ter também o historiador António Tiza que vai falar das máscaras tradicionais e festejos de inverno. Vamos ter dois palestrantes de França, que vão falar da importância da cultura no desenvolvimento local. Isto também tem muito a ver com a cultura e da importância que ela tem no desenvolvimento destes territórios do interior. é muitas vezes através da cultura e do turismo que conseguimos promover o nosso território”.

O município acredita que esta é também uma forma de dar a conhecer Vimioso fora da região e até além-fronteiras. “Centralizar aqui investigadores de vários países é também uma forma de promover o território nas universidades. Estes investigadores vêm a Vimioso falar e ao irem para as terras deles vão falar deste território”.

Além do congresso, são também esperadas actuações, inaugurações de exposições, projecção de filmes, uma feira do livro e até um mercado com venda de produtos locais. “Temos a participação, por exemplo, de três grupo musicais de Ribadávia, vamos ter um encontro de bandas, em que vai participar a Banda Filarmónica de Bragança e a de Ribadávia. Temos ainda um mercado, com a participação de todas as juntas de freguesia, sendo que o objectivo é promover os produtos e artesanato da região”.

A 1º Bienal Intercultural, Transfronteiriça e Europeia começa esta tarde, data em que que se assinala o Dia Mundial do Turismo, e decorre até 4 de Outubro. A abertura acontece no Parque Ibérico de Natureza e Aventura- PINTA, mas grande parte das actividades decorrem no Parque Municipal.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais