Série “Bragança” vai ser filmada na cidade e procura figurantes e profissionais locais

PUB.

Seg, 19/01/2026 - 08:59


Castings já estão a decorrer no auditório Paulo Quintela, em Bragança

Bragança vai ser palco da rodagem de uma série que se chamará precisamente “Bragança” e terá oito episódios. Sem revelar muito, Hélder Afonso, natural de Coelhoso, no concelho de Bragança, mas que integra a produção deste projeto, levanta o véu sobre a história. “Não posso revelar muito sobre a história, mas posso dizer que está a ser produzida pela MGN, vai ser realizada pelo Tino Navarro, que vai ser o realizador, também é produtor e argumentista. Vai ser uma série que vai ser muito especial porque o Tino é de Vila Flor e a certa altura foi para a França e depois para Lisboa. O que posso revelar sobre a série é que retrata uma realidade que é muito crua para nós que somos transmontados. Na nossa vida chegamos a uma certa altura em que temos que decidir se queremos sair daqui ou não, porque não há muitas oportunidades e é esta coisa de sou feliz aqui na minha terra e fico e não tenho assim tantas oportunidades, ou vou à procura de melhores oportunidades e mais realizado profissionalmente”, contou.

O próximo passo é encontrar figurantes para a série. A participação será renumerada e os castings já estão a decorrer no auditório Paulo Quintela, em Bragança. “Estamos à procura do máximo de pessoas locais porque o Tino gostava muito de dar essa oportunidade aos habitantes do distrito de Bragança e estamos abertos a receber candidaturas para figuração e também para casting normal”, explicou.

Hélder Afonso refere ainda que são necessárias pessoas para integrar a produção como “assistentes de produção, drivers, precisamos de alguém que esteja ligado de alguma forma a guarda-roupa, apesar de nós termos um chefe de guarda-roupa era muito importante termos aqui um assistente em Bragança que nos pudesse ajudar nisso, porque o chefe de guarda-roupa não está sempre. Também maquilhagem e cabelos, bem como departamento de arte. O departamento de arte é uma coisa muito específica, mas para explicar melhor, por exemplo quem vê novelas ou vê filmes, quando um ator entra num cenário e que está decorado com o background dessa personagem, esse espaço foi decorado por esse departamento, que é a sua função”.

O projeto encontra-se em fase de pré-produção, mas a previsão é que as gravações arranquem já no mês de março. “Estamos em pré-produção e isso significa ver localizações, onde vamos filmar, onde não vamos, criar protocolos com as instituições, perceber que facilidades temos a nível de corte de estradas, com a polícia, entre outros detalhes. Depois disso a série vai começar a rodar no dia 19 de março até 9 de maio”.

A série será exibida na RTP. A ideia do realizador é criar uma série por capital de distrito, como já realizou, por exemplo, em Braga e Faro e, agora, chegou a vez de Bragança. 

Para realizar a inscrição para o casting, os interessados devem contactar o 932 797 025. Após o contacto será enviado um link com o formulário da candidatura. A produção explica que o envio da candidatura não garante a participação, apenas os perfis selecionados serão contactados.

Escrito por rádio Brigantia

Jornalista: 
Rita Teixeira