PSD mantém dois deputados por Bragança

PUB.

Dom, 06/10/2019 - 23:19


O Partido Social Democrata venceu as eleições legislativas no distrito de Bragança, com 40,78% dos votos. O partido mantém assim dois deputados eleitos, contra um do Partido Socialista, que no distrito obteve 36,54% dos votos.

Adão Silva mantém-se na Assembleia da República, pelo círculo eleitoral de Bragança, e com ele segue o segundo nome da lista: Isabel Lopes, docente no Instituto Politécnico de Bragança. O cabeça de lista do partido, por Bragança, diz que vai continuar a lutar para que o distrito não fique em segundo plano como na legislatura anterior.

O Partido Socialista cresceu na percentagem de votação, mas não o suficiente para conseguir eleger dois deputados por Bragança. Jorge Gomes foi eleito para o segundo mandato e reconhece que o partido falhou esse objectivo, mas salienta que este foi o segundo melhor resultado do PS no distrito em legislativas.

À semelhança do panorama nacional, em Bragança, o Bloco de Esquerda, foi a terceira força política mais votada. Pedro Oliveira, candidato pelo distrito, sublinha que este cenário dá força ao partido. Quanto ao CDS-PP, Nuno Moreira, primeiro da lista pelo distrito, destaca que os números não correspondem ao esperado mas frisa que o trabalho vai continua Fátima Bento, candidata da CDU, que foi o quarto partido mais votado no distrito, lamenta que o cenário na região não se altere. O PAN foi a sexta força política mais votada no distrito brigantino. Paul Summers, candidato do partido, esperava que os resultados fossem mais positivos.

O Partido Social Democrata teve a maioria dos votos nos concelhos de Bragança, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Vimioso, Miranda do Douro, Mogadouro, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães. Já o Partido Socialista venceu nos concelhos de Vinhais, Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta.

Em Bragança a abstenção foi de 55,11%, o que significa um aumento de cerca de 3%. No distrito votaram mais de 63 mil e 500 pessoas.

Escrito por Brigantia