Projecto Ecosolidário atendeu centenas de famílias carenciadas na região

PUB.

Ter, 20/10/2009 - 09:23


A funcionar há ano e meio, o Ecosolidário já atendeu centenas de pedidos, no concelho de Macedo de Cavaleiros.  

O projecto de solidariedade nasceu no seio da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Macedo e visa dar o conforto e o bem-estar a famílias carenciadas, angariando bens materiais que já não sejam úteis a famílias com mais posses.

Liliana Andrade, psicóloga da CPCJ, explica como surgiu a ideia.

 “Mediante o acompanhamento prestado aos utentes, era muitas vezes solicitada roupa, objectos pessoais, brinquedos… e a ideia surgiu daí.”

 A sede do Ecosolidário está no Mercado Municipal de Macedo de Cavaleiros e é lá que está uma funcionária a tempo inteiro, a receber donativos e entregá-los a quem recorre à ajuda.

A psicóloga enumera alguns dos bens que podem ser entregues no Ecosolidário.

 “Temos recebido desde a roupa, brinquedo, sapatos, garfos, colheres. As pessoas acabam por ter a noção que como para elas já é velho não serve para mais ninguém e não é isso. Ainda temos muitas famílias carenciadas, que não têm sequer um cobertor.”

 Inicialmente o projecto começou a funcionar com os utentes da comissão, mas surgiu a ideia de o alargar à comunidade em geral, com o apoio da Câmara Municipal.

Apesar do muito trabalho já feito, há ainda um longo caminho a percorrer…

“Precisávamos de um espaço maior, de mais estantes, mais caixas. Agora temos uma pessoa praticamente a tempo inteiro.”

 

 Liliana Andrade deixa ainda um apelo: “Disponibilizem-se, telefonem para o 278 428410 ou 916635590. São os contactos da comissão de menores. Nós arranjamos meio de ir buscar as coisas a casa das pessoas.”

 O Ecosolidário, em Macedo de Cavaleiros, é mais uma forma de ajudar o próximo e está de portas abertas para dar e receber, de segunda a sexta, no Mercado Municipal da cidade.

Escrito por CIR