Sex, 17/05/2024 - 12:35
Os 14 militares da Guarda Nacional Republicana partiram, esta manhã, do Comando Territorial de Bragança, tendo como destino Fátima. É o segundo ano que os guardas fazem a viagem de bicicleta até ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
João Sousa, um dos participantes na iniciativa, explica como está planeada esta segunda edição. “Partindo de Bragança, no primeiro dia vamos dormir no quartel dos Bombeiros de Celorico da Beira, no segundo dia descansamos no quartel da GNR da Lousã e prevemos chegar ao Santuário no domingo, por volta do meio-dia. Durante o caminho, temos a nossa carrinha de apoio e paramos para fazer algumas merendas rápidas durante o percurso. À noite optámos por jantar em restaurantes, que já estão marcados”, refere.
Os militares da GNR esperam realizar o percurso de Bragança a Fátima em três dias. A devoção a Nossa Senhora de Fátima é o que motiva os militares a realizar este trajecto. “Vamos fazer esta ligação em três dias, temos uma forte crença e é isso que nos leva a fazer esta peregrinação. Enaltecendo o espírito militar, a camaradagem, a entreajuda e o sacrifício. Esta viagem permite também conviver estar num ambiente mais descontraído, fora daquilo que é a rotina da GNR, mas reforçando sempre os princípios que nos movem enquanto guardas e cidadãos”, salienta.
Este ano, os militares levam vestido um uniforme de ciclismo da GNR. Vão estar sempre em grupo, totalizando 14 pessoas a pedalar com fé. Está previsto que cheguem ao Santuário da Nossa Senhora de Fátima no domingo, por volta do meio-dia.