PCP questiona novo Governo sobre Plano de Mobilidade do Tua continuar parado

PUB.

Seg, 22/04/2024 - 08:59


O Plano de Mobilidade do Tua continua parado e, por isso, o Grupo Parlamentar do PCP pediu ao novo Governo alguns esclarecimentos, tal como já tinha feito com o anterior

Agora, foram pedidas explicações ao novo Ministro das Infra-estruturas e Habitação, Nuno Pinto Luz.

O plano é a principal contrapartida pela construção da Barragem de Foz Tua e Fátima Bento, da direcção da Organização Regional do PCP, disse que as respostas que foram dadas ao partido, até agora, pouco ou nada esclareceram. “A verdade é que se comprometeram a pôr o plano a andar e até agora nada disso aconteceu. O dinheiro que estava envolvido na efectivação do plano de mobilidade do Tua foi entregue a um privado, ficámos com essa certeza, mas ficamos sem a certeza como é possível passados tantos anos ninguém se responsabiliza por aquele atraso, ainda por cima as respostas são sempre de que há falta de entendimento. Há falta de vontade política”, afirmou.

O plano prevê a reactivação do troço da linha ferroviária do Tua, entre a Brunheda e Mirandela, sendo que as obras de requalificação para que retome o seu funcionamento estão concluídas há vários anos. A operacionalização do plano foi entregue a um operador privado mas a verdade é que não anda para a frente.

Fátima Bento espera que o ex-autarca de Bragança, que agora é secretário de Estado da Administração Local, Hernâni Dias, ajude a região, já que este sempre se mostrou um grande defensor da implementação do plano. “Das últimas informações que tivemos, até durante a campanha, foi que reverteria para a CP para colocar o comboio a circular, vamos aguardar a ver o que é que este novo Governo dirá sobre o assunto. O eleito pela AD pelo distrito de Bragança foi grande acérrimo a linha ferroviária, vamos ver se também cumprirá esse compromisso que assumiu perante a população”, apontou.  

O PCP não vai desistir desta luta.

O PCP quer saber, sobretudo, que medidas estão previstas para que o Plano de Mobilidade do Tua se concretize de uma vez por todas.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves