Seg, 27/10/2025 - 09:00
Através da iniciativa “Pão Solidário – um pão por um euro”, a Padaria de Gimonde e a Moagem do Loreto conseguiram angariar 500 euros, ontem, que revertem para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. A ação decorreu pelas 18h, na Catedral de Bragança.
Segundo António Machado, delegado da delegação de Bragança da Liga, tanto a caminhada como esta iniciativa solidária foram, mais uma vez, um sucesso. “Esta iniciativa correu muito bem, é um mês dedicado à prevenção do cancro, mais especificamente da mulher. Tivemos muita adesão e sensibilizamos especialmente as pessoas através das várias ações e claro que foi muito importante que Elizabete nos tenha apoiado com esta iniciativa da venda do pão e também a moagem do Lorreto que fornece a farinha. Mas o grande potencial está nas pessoas, na dedicação e no apoio que sentimos das pessoas no dia-a-dia”, disse.
Recordo-lhe que a iniciativa, agendada para sábado, foi adiada devido às previsões de chuva forte e passou, então, para o dia de ontem. Elisabete Ferreira, responsável pela Padaria de Gimonde garante que nem o mau tempo impediu a comunidade de se juntar por um bem comum. “Um gesto tão simples, pode ajudar e ser tudo mais fácil, mais leve”, frisou, acrescentando que acredita existir solidariedade em todas as pessoas e por isso se juntaram à iniciativa independentemente do tempo.
António Machado aproveitou o evento para anunciar que, futuramente e em parceria com a ULS Nordeste, a liga vai levar os rastreios do cancro da pele a mais pessoas, nomeadamente à população do mundo rural. “Brevemente será divulgado um protocolo que também temos com a ULS, para além do rastreio da mama, também estamos a pensar fazer praticamente o mesmo na prevenção e no rastreio do cancro da pele. Além disso, na prevenção do cancro da cavidade oral, estamos muito próximos dos 43% das consultas que foram feitas em todo o norte do país. Estamos a pensar começar a aproximarmos das aldeias das pessoas ainda mais carenciadas”, rematou.
A delegação de Bragança encerrou, assim, este domingo, as iniciativas do outubro Rosa, com a caminhada, a ação do Pão Solidário e a missa na catedral.
A iniciativa do pão, que normalmente envolve a venda de mil pães, ficou este ano limitada a 500 unidades, devido ao adiamento provocado pela chuva. Os restantes 500 pães serão vendidos no próximo mês, no âmbito do novembro Azul, e o valor arrecadado continuará a reverter para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Escrito por Brigantia.




