Município de Vila Flor atribuiu bolsas a estudantes universitários em troca de experiência laboral no concelho

PUB.

Seg, 20/05/2024 - 09:23


O município de Vila Flor entregou no sábado bolsas de estudo no valor de 700 euros a cerca de 100 estudantes universitários do concelho

Em troca da bolsa, os estudantes comprometem-se a realizar 40 horas anuais de serviço cívico ou comunitário durante as pausas lectivas.

O presidente da Câmara, Pedro Lima, sublinhou que esta colaboração não só cria um vínculo entre o município e os estudantes, mas também permite que os jovens identifiquem oportunidades laborais na região. “A contrapartida é darem uma semana, por ano, da sua colaboração nas iniciativas do município, nomeadamente na Expo Vila, na Vila F’Liz Natal ou até para quem esteja a terminar o curso poderá entrar nos serviços da câmara e ver como é que se poderá enquadrar no futuro laboral no seu município”, referiu.

Os bolseiros de Vila Flor estão matriculados em diversas instituições de ensino superior por todo o país, com uma significativa preferência pelo Instituto Politécnico de Bragança, escolhido por 45% dos estudantes.

Joana Pereira, uma das estudantes contempladas, elogiou a iniciativa da autarquia, relembrando que além da ajuda, esta é uma boa oportunidade para trabalhar na área. “Acho que é também um bom ponto de vista do município para nos ajudar a trabalhar na nossa área e podermos desenvolver práticas”, disse.  

Para o autarca o objectivo central desta iniciativa é apoiar a educação dos jovens vilaflorenses e promover um desenvolvimento social, económico e cultural sustentável no concelho.

Com a entrega das bolsas de estudo aos jovens universitário, Vila Flor reforça o compromisso de valorizar a formação académica e a ligação ao município, numa aposta clara na capacitação e retenção de jovens qualificados localmente.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Daniela Parente