Qui, 22/01/2026 - 09:19
A Estação das Artes, em Mirandela, que foi recentemente requalificada e aberta ao público, recebeu mais de 5800 visitantes ao longo do ano passado.
Segundo o presidente da câmara da Cidade, Vítor Correia, a antiga estação ferroviária, que abriu portas em setembro de 2024, afirma-se agora como um dos principais polos culturais do concelho, oferecendo à cidade um espaço patrimonial com novas valências culturais e artísticas. E Vítor Correia esclarece ainda que este é apenas o número de visitantes das exposições.
“Não estamos aqui a considerar os eventos que têm que ser aqui realizados, nomeadamente concertos. Tivemos também um evento de grande notoriedade, que é o Tenaz, onde passaram por aqui naquele fim de semana, provavelmente mais de 4 mil pessoas nos dois dias. É uma forma também de promover este mesmo edifício, que teve aqui um investimento na ordem dos 2 milhões e meio, e que agora o nosso grande desafio é efetivamente dar-lhe aqui vida, dar-lhe alma”, contou.
O autarca assinala ainda que a requalificação e abertura deste espaço é uma mais valia para o concelho.
“Quem o visita dá os parabéns, porque de facto o espaço, que estava a cair, foi bem recuperado, manteve a sua traça original, eu acho que foi muito bem conseguido e temos a certeza que foi o caminho certo e a decisão certa que tomamos, sem prejuízo de poderem vir e de se realizarem aqui outros eventos”, disse ainda.
Vítor Correia manifesta grande esperança que o comboio volte, brevemente, a passar ali.
O imóvel tinha vindo a degradar-se, sobretudo, desde a desativação da linha ferroviária entre Mirandela e Bragança, em 1991. A obra de requalificação terminou em 2024, num investimento do município de Mirandela, dois milhões e meio de euros, comparticipado em 85% por fundos comunitários do Norte 2020, que só foi possível realizar depois de, em 2019, a câmara e a Infraestruturas de Portugal terem celebrado um contrato de comodato que garante ao município o usufruto do edifício e terrenos envolventes por um período de 50 anos.
O equipamento acolhe ainda o Posto de Turismo de Mirandela.
Escrito por Brigantia.
Foto: Infraestruturas de Portugal





