Município de Carrazeda de Ansiães lança “Ser Capaz” para facilitar aprendizagem de crianças e jovens com necessidades específicas

PUB.

Ter, 15/07/2025 - 08:10


Projeto prevê a implementação de diversas ações e atividades, nomeadamente “apoio ao estudo”, “ações de sensibilização” e “conhecer para agir” 

O município de Carrazeda de Ansiães quer apoiar a aprendizagem de crianças e jovens com necessidades específicas no concelho e, por isso, acaba de lançar o projeto “Ser Capaz”. É destinado às crianças de primeiro e segundo ciclo e o objetivo é impulsionar o sucesso escolar dos mais pequenos, explica a vice-presidente Adalgisa Barata. “Tem como principal objetivo ajudar as crianças nas suas dificuldades. Depois de um estudo e de uma avaliação dessas necessidades, queremos tentar capacitá-las, promovendo a sua autonomia, seja através de apoio individualizado ou de grupo”.

Para atingir os objetivos o projeto prevê a implementação de diversas ações e atividades, nomeadamente “apoio ao estudo”, “ações de sensibilização” e “conhecer para agir”.

A equipa será composta por três técnicos especializados, mas, para já, o arranque está atrasado devido à falta de candidatos, adiantou a vice-presidente da autarquia. “Tínhamos educação social, terapia da fala e ocupacional mas nenhuma das áreas teve resposta”.

Ao longo de três anos e meio, o projeto “ser capaz” será implementado nos agrupamentos de escolas do concelho. Conta com um investimento de mais de 322 mil euros cofinanciados em 85% por fundos europeus.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Cindy Tomé