Mirandela lança iniciativa de saúde para idosos

PUB.

Qui, 21/10/2010 - 09:11


“Envelhecer Saudável”. É assim denominado o projecto dirigido especificamente para a população idosa protagonizado por uma equipa multidisciplinar da unidade de cuidados na comunidade dos dois centros de saúde de Mirandela que pretende, nos próximos três anos, percorrer todas as freguesias do concelho com um curso modular de cinco sessões onde são avançados alguns conselhos de saúde. No entanto, esta iniciativa, que tem a parceria da PSP e da GNR, também pode servir de detecção e encaminhamento de casos de violência, abuso ou negligência em pessoas idosas.  

No concelho de Mirandela existem cerca de cinco mil pessoas idosas, com idade igual ou superior a 65 anos.

Perante estes números, a unidade de cuidados na comunidade dos dois centros de saúde de Mirandela considera ser urgente dar respostas às necessidades, na área da saúde, a este público-alvo.

 

É neste contexto que nasce o projecto envelhecer saudável com o intuito de procurar uma participação activa dos idosos para a promoção da saúde.

“Face aos comportamentos sociais das famílias urge arranjar respostas de saúde para as necessidades desta população-alvo” explica Natália Miranda, enfermeira da unidade de cuidados na comunidade de Mirandela, acrescentando que o objectivo “é dar vida aos anos, com saúde, sem dependências e cada vez mais activos”.

 

Nos próximos três anos, esta equipa multidisciplinar pretende percorrer as 37 freguesias do concelho de Mirandela, com um curso modular de cinco sessões.

Natália Miranda explica que para além dos conselhos de saúde, este projecto também pretende detectar e encaminhar casos de violência, abuso ou negligência em pessoas idosas.

“Pretendemos levar este curso a todas as juntas de freguesia num período de três anos e serão ministradas as vantagens de uma alimentação saudável, da prática do exercício físico e procedimentos perante vagas de calor e de frio” adianta. Por outro lado, “caso haja situações de violência ou abusos a pessoas da terceira idade podemos fazer o encaminhamento para a PSP ou GNR que colaboram connosco” acrescenta.

 

Natália Miranda está convicta que este projecto poderá ser útil na criação de uma rede que possa dar condições a que os idosos tenham maior participação activa com menor dependência e dessa forma envelhecer com saúde e segurança.

“Poderemos começar com alguns temas mas também recolher outras necessidades e trabalhar sobre elas, para fortalecer e potencializar uma determinada actividade” afirma.

 

Para este projecto ter sucesso, a unidade de cuidados na comunidade de Mirandela vai pedir a colaboração dos presidentes de junta para reunir o maior número possível de idosos nas sessões do curso modular.

Nos próximos três anos, a equipa multidisciplinar da unidade de cuidados na comunidade de Mirandela vai percorrer as freguesias do concelho para dar conselhos e detectar outras situações para que os idosos possam envelhecer de uma forma saudável.

Escrito por CIR