Livro vencedor do I prémio literário Adriano Moreira apresentado em Bragança

PUB.

Qua, 23/06/2021 - 09:16


A obra com que António Trabulo venceu a primeira I edição do Prémio Literário Professor Adriano Moreira, “O dia em que Deus começou a desmontar o mundo”, foi agora editada.

O livro foi apresentado oficialmente em Bragança e a edição foi financiada pelo município.

O autor neurocirurgião aposentado, nascido em Almendra, Vila Nova de Foz Côa, explica que a história conta as relações entre brancos e negros desde a primeira guerra mundial até aos anos 90 e é passado em África.

“O herói – não tem nada de herói – é um morto-vivo, uma personagem da mitologia centro-africana, de que os feiticeiros se servem para aumentar o próprio poder, e vai deambulando por Angola”, esclareceu.

António Trabulo ficou satisfeito com a iniciativa de lançar esta edição, já que, afirma, “o livro tem um público muito restrito” e as suas características “tornam muito difícil a sua carreira comercial”.

Na apresentação da obra o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, frisou que o prémio pretende promover a produção e a criatividade literárias, no âmbito da lusofonia.

“Estamos numa perspectiva clara de podermos valorizar aquilo que é produzido ao nível da língua portuguesa, este é um prémio literário extremamente relevante”, afirmou.

Os trabalhos candidatados à segunda edição do Prémio Literário da Lusofonia Professor Adriano Moreira estão em fase de avaliação. Segundo o presidente do Júri, Manuel Braga da Cruz, houve um número considerável de candidaturas submetidas.

O vencedor da segunda edição do Prémio Literário da Lusofonia Professor Adriano Moreira deverá ser conhecido em Outubro. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro