Jovens promovem debate "Política à transmontana"

PUB.

Ter, 18/02/2020 - 09:42


Cinco jovens transmontanos decidiram reunir-se e falar de “política à transmontana” com outros jovens da região. 

A sessão aconteceu este sábado e a ideia surgiu numa conversa de café e por haver cada vez menos jovens interessados pela política. Aníbal Fernandes, do CDS, salienta que é necessário dar uma nova cara à política. “A necessidade de em Bragança haver uma discussão política para os jovens feita pelos jovens. Vemos que os jovens estão cada vez mais interessados pela política e a população em geral também. Decidimos que era preciso dar um novo olhar à política apelar a outros da nossa idade, à população em geral, dar uma nova cara e novas ideias”, destacou.

Duarte Júnior, do Iniciativa Liberal, defende que a discussão política está cada vez mais afastada dos jovens, porque a linguagem utilizada não é a mais acessível e, por isso, acredita que a mudança deve começar por aí. “Acho que a política se afastou do modus operandi dos jovens. Temos que mudar a linguagem e a maneira de fazer política”, considera.

Esta primeira sessão aconteceu no Instituto Politécnico de Bragança, mas a próxima acontecerá num meio rural, com o intuito de chegarem mais próximo das pessoas. David Garcia Fernandes, do PSD, considera que não só é preciso motivar jovens para a política, mas também graúdos.

“Temos de nos fazer ouvir, se não fizermos nada então aí é que não nos ouvem mesmo. Um exemplo claro, olhamos para a Assembleia Municipal de Bragança e quantos jovens lá vemos? Dois representantes das juventudes partidárias e são colocados em lugares que são eleitos por pouco”, sublinhou.

“Política à Transmontana”, uma sessão com jovens oradores, aconteceu, no sábado, no IPB e procurou interessar os mais novos para esta área. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais