Escola primária da aldeia de Casario transformada em ginásio para manter activos idosos

PUB.

Ter, 23/04/2024 - 09:16


A antiga Escola Primária da aldeia de Casario, na freguesia de Aguieiras, inactiva há mais de 15 anos, foi transformada num ginásio aberto e totalmente gratuito para a comunidade local

O objectivo é manter activos os idosos.

Na sala onde muitos aprenderam a ler e a escrever, há agora máquinas de musculação e material de fitness para a comunidade local.

Apesar de a Câmara Municipal de Mirandela promover pelo concelho aulas de Ginástica Sénior uma vez por semana, a Junta de Freguesia de Aguieiras optou por proporcionar mais dois dias.

Alguns dos alunos já frequentavam as aulas de ginástica, mas outros são estreantes no mundo do ginásio e não escondem os benefícios que já sentem para o corpo e para a mente. “Sinto-me melhor das pernas e até à cabeça faz bem”, disse uma das idosas.

No entanto, apesar da componente da saúde e da socialização, há quem opte por frequentar o ginásio da aldeia em alternativa à espera infinita por consultas de fisioterapia, como é o caso de Irene Alves. “Fui operada à coluna há seis meses e estou à espera da fisioterapia, então optei por vir aqui para ver se conseguia melhorar um bocadinho e já tenho sentido a diferença”, contou.

Segundo Manuel Fontes, presidente da Junta de Freguesia, o investimento no ginásio rondou os 3 mil euros, no entanto, para o presidente o bem-estar das pessoas é o maior investimento que pode ser feito. “Tudo que seja para o bem dos nosso idosos não há bem que pague”, vincou.

Apesar de o ginásio ser aberto a todos os interessados, os exercícios são feitos sob a supervisão de Elodie Reis, a professora de ginástica que já os acompanhava há mais de um ano, de modo a adaptar os trabalhos e o bom funcionamento das máquinas a cada um dos alunos. “Têm as aulas dedicadas mesmo aos seniores, que se trabalha a mobilidade, flexibilidade, e depois há as aulas direccionadas para o fitness”, explicou.

Actualmente, há cerca de 15 alunos a frequentarem assiduamente o ginásio na freguesia de Aguieiras, mas o número vai variando consoante as épocas do ano, com a ideia de virem a aumentar o número de máquinas e de alunos.

Escrito por Brigantia 

Jornalista: 
Daniela Parente