Igrejas de Mirandela iluminadas com azeite

PUB.

Sex, 29/01/2010 - 09:18


A Câmara de Mirandela distribuiu dezenas de garrafas de azeite pelas paróquias do concelho acompanhadas do convite para domingo acenderam as lamparinas das igrejas com o produto que antigamente iluminava actos religiosos e os lares transmontanos. Ao longo da homilia serão feitas leituras Bíblicas alusivas ao azeite e à oliveira.  

Esta foi uma das formas que a autarquia encontrou para divulgar um dos mais importantes produtos transmontanos em destaque a partir de hoje, até domingo, no Festival de Sabores do Azeite Novo que contempla actividades culturais, provas de azeite e seminários técnicos.

Esta quinta edição do evento pretende, de uma forma pedagógica e lúdica, valorizar o azeite como elemento constituinte da identidade.

“Envolvemos as crianças das escolas para pintarem t-shirts que vão depois fazer parte de uma exposição” refere vereadora da autarquia e coordenadora do festival. “Também vai haver uma peça de teatro e um curso de provas de azeites para adultos” acrescenta Maria Gentil.

 

Paralelamente às actividades promovidas pelo Festival de Sabores, decorre mais um fim-de-semana gastronómico.

Nesta edição, são 18 os restaurantes aderentes que disponibilizam o “Menu de Alheira e Azeite”, especialmente elaborado com petiscos confeccionados à base do azeite novo do concelho e também da famosa alheira, outro dos ex-líbris mirandelense.

“Foi interessante a diversidade de restaurantes que aderiram porque temos uma pizzaria a fazer pizzas à base de alheiras e azeite” afirma, mas “também temos os restaurantes tradicionais e outros mais modernos em que usam azeite desde a sopa, ao parto principal e até na sobremesa” explica Maria Gentil.

 

O primeiro dia do evento serviu para apresentar mais uma edição da Revista Ouro Virgem, publicação que valoriza o azeite.

Escrito por CIR