GIPS de Alfândega da Fé têm instalações melhoradas

PUB.

Ter, 02/07/2019 - 10:37


Os GIPS de Alfândega da Fé têm uma casa nova quase pronta e alguns elementos já se mudaram mesmo, devendo até ao fim do mês ser acompanhados dos restantes membros da equipa, constituída por 18 militares.

Ontem foi assinado o protocolo entre o município de Alfândega da Fé e a Guarda Nacional Republicana, para a cedência do edifício do Centro de Meios Aéreos e da Base de Acolhimento do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS), instalações que custaram quase meio milhão de euros.

A secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, presidiu à cerimónia de assinatura do protocolo e destacou a melhoria de condições de trabalho conseguida pelo novo centro de acolhimento traz.

“Permite que esta equipa tenha condições para, estando numa fase de protecção e socorro, o exercício da sua missão”, referiu a governante.

A presidente do município, Berta Nunes, considera que era fundamental criar condições para manter a equipa no concelho

“O GIPS é um grupo muito importante para o concelho e todo o território, estavam instalados numa antiga escola primária sem muitas condições e tínhamos sempre este objectivo de as melhorar, porque consideramos que é muito importante manter aqui os GIPS”, afirmou Berta Nunes.

Na visita, Isabel Oneto aproveitou ainda para anunciar a realização de obras no quartel da GNR de Alfândega da Fé.

“Vamos iniciar o procedimento, foi necessário que a GNR apresentasse o plano funcional para a requalificação, o que já foi feito, vamos lançar agora o projecto de execução para depois poder fazer o lançamento do concurso de empreitada”, que tem um custo previsto entre os 500 e os 600 mil euros.

A intervenção, prevista para 2020, tem um custo estimado entre os 500 e os 600 mil euros, mas a secretário de Estado admite que o orçamento possa aumentar tendo em conta a tendência de os concursos ficarem desertos. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro