Ter, 30/12/2025 - 08:19
Os Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro reforçaram a sua capacidade operacional com a entrega de uma nova ambulância de emergência, adquirida com o apoio do município. O veículo encontra-se devidamente equipado com meios de proteção e socorro, permitindo melhorar a resposta em situações de emergência no concelho.
De acordo com o segundo comandante da corporação, André Carvalho, esta ambulância era há muito necessária. “Este veículo já estava há algum tempo em falta. Os veículos que temos já têm alguns anos de serviço e o comando já tinha solicitado à direção este investimento. Com esta ambulância conseguimos garantir maior operacionalidade, ou seja, vamos ter mais um veículo de socorro”, sublinhou, acrescentando que, apesar de os meios existentes ainda estarem operacionais, “a chegada de um veículo novo e atualizado representa uma melhoria significativa no serviço prestado”, reforçou.
A aquisição do novo veículo operacional resultou de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Miranda do Douro. O investimento total ultrapassa os 125 mil euros, sendo cofinanciado em 85% pelo programa NORTE2030, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), cabendo à autarquia assegurar o montante restante.
A autarca, Helena Barril, explicou que a opção por este financiamento permitiu dotar a corporação de um equipamento moderno. “Achámos que era importante enveredar por esta via, porque dotar os bombeiros de mais uma ambulância, muito bem equipada, é também prestar apoio e auxílio à população”, disse.
Para a presidente da câmara, este reforço representa um valor acrescentado para a corporação e para o concelho. “Dotar os bombeiros de mais uma ambulância com este equipamento é trazer melhores condições para a prestação de auxílio à população, que é o objetivo final quando apoiamos as corporações de bombeiros voluntários aqui sediadas”, concluiu. Esta aposta pretende garantir uma resposta mais rápida e eficaz no socorro à população, assegurando simultaneamente melhores condições de segurança para os operacionais e maior qualidade no transporte de vítimas.
Escrito por rádio Brigantia




