Festival Meating regressa a Miranda do Douro com estrelas da gastronomia

PUB.

Qua, 03/09/2025 - 08:56


Um evento que alia a gastronomia à cultura, nos dias 13 e 14 de setembro 

O Festival Meating regressa ao coração de Miranda do Douro, nos dias 13 e 14 de setembro. Um evento que alia a gastronomia à cultura, nos claustros do antigo Paço Episcopal.

Um festival que promete encher a barriga e a alma e que irá honrar, uma vez mais, dois pilares da região: a gastronomia e a música mirandesa.   

As raças autóctones que vão estar em destaque, são o Cordeiro Mirandês DOP, o Cabrito Transmontano DOP, a Carne Mirandesa DOP e o Porco Bísaro, que serão cozinhados de formas distintas por cada chef.“Essencialmente a base é ser um festival gastronómico, que se vai aproveitar, naturalmente, para mostrar os nossos produtos autóctones e, associado a essa mostra desses produtos, servirá ainda para mostrar a transformação e a inovação desses produtos”, explica a presidente da Câmara de Miranda do Douro, Helena Barril.

O evento, com entrada gratuita, vai receber os dois chefs com estrela michelin, são eles Rui Paula, e António Loureiro, que se juntam a Lídia Brás e a João França, num dos espaços mais emblemáticos da cidade.“O espaço são os claustros do antigo Paço Episcopal, que ficam completamente transformados com todas as estruturas que são montadas no seu entorno e torna aquele espaço bonito, torna-o atrativo. A entrada é gratuita, existem quatro espaços para os quatro chefes confecionarem os pratos, depois há várias mesas colocadas no jardim do Paço Episcopal, e aí as pessoas têm que pagar as refeições naturalmente. Cada um escolhe aquilo que quer comer”, salienta.

A autarca garante que a primeira edição foi um sucesso e espera o mesmo resultado para esta que acontece já no segundo fim de semana do mês de setembro.“Há uma conjugação de todos os fatores que tornam este festival meating mágico, foi uma aposta muito grande que tivemos o ano passado, quisemos renovar este ano e foi uma aposta ganha. Queremos continuar a fazê-lo, a ajudar a que aconteça aqui em Miranda. É um conceito muito interessante na qual o município de Miranda também apostou muito e estamos com a expetativa mesmo em alta”, conclui.

A música fica a cargo de Valter Lobo, Club Makumba, Expresso Transatlântico e Emmy Curl.  prometem um espetáculo livre, espontâneo, experimental e tribalista. Para além dos concertos, o evento contará com DJ sets, performances itinerantes e espetáculos de circo contemporâneo.

Das 12h00 às 02h00, as ruínas do Paço Episcopal vão acolher o Festival Meating que promete encher a barriga e a alma, celebrando o que de melhor Trás-os-Montes tem para oferecer.

Escrito por Rádio Onda livre (CIR)