Espécie rara de abutre observada em Mogadouro

PUB.

Qua, 13/11/2019 - 09:50


Um abutre de uma espécie africana rara apareceu num campo de alimentação para aves necrófagas em Bruçó, Mogadouro, no Parque Natural do Douro Internacional

Este animal, um grifo-de-rüppell foi captado, em Junho de 2019, por câmaras de armadilhagem fotográfica. José Pereira, da Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural, que gere este campo, explica que se confirmou que se tratava de um animal desta espécie mas o registo está agora em processo de homologação. “No âmbito deste projecto que temos vindo a desenvolver, da conservação da águia de bonelli e do britango, o Life Rupis, e no seguimento da monitorização constante feita nos campos de alimentação, permite-nos detectar estes registos e observações muito interessantes. Estas observações vão ser submetidas para homologação pelo Comité Nacional de Raridades, que irá homologar a espécie, e começamos a ter mais registos reais em território nacional”.

Segundo vários especialistas, as alterações climáticas e à progressiva ‘africanização’ do clima na Península Ibérica, podem explicar o avistamento de muitas espécies de aves africanas como este grifo-de-rüppell, registos bastante raros em especial no norte do país. “É raríssimo ser vista e vão existindo registos esporádicos, todos os anos, mas costumam ser feitos no sul da Península Ibérica e são de animais que acompanham outros grupos de aves na migração e vêm fazer movimentos dispersivos. De alguma forma, isto dá indicações de algumas mudanças que podem estar a acontecer, a nível climatérico global, que podem estar a provaocar esta dispersão para outros locais”, disse José Pereira.

O grifo-de-rüppell é uma espécie que apresenta um estatuto de conservação ‘Criticamente em Perigo’, que é o último nível antes do estatuto ‘Extinto na Natureza’.

Escrito por Brigantia

Foto: PALOMBAR

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro