Equitação: Brigantina sagra-se campeã nacional de Dressage em juvenis

PUB.

Qua, 20/10/2021 - 15:38


A campeã nacional de Dressage, na categoria de juvenis, é natural de Bragança. Chama-se Mariana Vaz, tem 12 anos, e conseguiu o título nacional no passado domingo, em Alter do Chão, no Campeonato de Portugal.

A jovem brigantina diz ter concretizado um sonho. “Foi um misto de emoções. Foi a realização de um sonho e tive a oportunidade de estar ao lado de grandes cavaleiros. Estou muito feliz”, afirmou.
Mariana Vaz iniciou-se na equitação, que é modalidade olímpica, com nove anos, por influência da mãe, na Associação Equestre de Bragança e representou ainda o Planeta Equestre, em Macedo de Cavaleiros. Há um ano mudou-se com a família para o Algarve e desde então participa em várias competições. 
“Já gostava de competir e aqui, no Algarve, há mais abertura para as competições. O me treinador incentivou-me a participar, experimentei e corre bem”. 
A modalidade de Dressage é considerada a base de toda a equitação e exige uma ligação perfeita entre o cavalo e o cavaleiro, demonstrada perante um júri que aos diferentes exercícios atribui classificações. Competir nas provas nacionais exige dedicação e treino. “Treino dia sim dia não e antes das provas treino diariamente. Tem que se ter uma ligação grande e especial com o cavalo”. 
Mariana Vaz quer continuar a somar títulos, mas o próximo objectivo é representar Portugal no Campeonato da Europa de Dressage. “Para o ano quero voltar a ser campeã e quero ser chamada à selecção para representar Portugal no Campeonato da Europa”. 
Mariana Vaz é natural de Bragança e é campeã nacional de Dressage, em juvenis. O Campeonato de Portugal de Dressage realizou-se em Alter do Chão, de 14 a 17 de Outubro.

 

Jornalista: 
Susana Madureira