Dentro de um ano as obras poderão arrancar para a barragem de Vilar Chão – Parada

PUB.

Seg, 23/04/2018 - 09:08


O regadio de Vilar Chão - Parada é um sonho para os habitantes desta aldeia do concelho de Alfândega da Fé que está quase a ser concretizado.

A construção da Barragem de Vilar Chão, em Alfândega da Fé, já tem parecer favorável do Programa de Desenvolvimento Regional 2020 e poderá começar a ser construída no próximo ano. É um investimento de 14 milhões e meio de euros e vai permitir regar 500 hectares de terrenos agrícolas.

“Eu vejo isto de muito bom grado, porque a rega sempre foi um sonho de toda a população e dos agricultores e eu vejo as pessoas com muito entusiamo e com muita expectativa” referiu Horácio Pinto.

O vice-presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares, salienta que poderá passar um ano até haver obras no terreno:

“Certamente que demorará um ano a começar, porque é necessário terminar o levantamento topográfico e o projecto de execução. É preciso aguardar pelo parecer favorável do Estudo de Impacto Ambiental que já foi submetido à APA- Agência Portuguesa do Ambiente e só depois é que submetemos o concurso internacional da empreitada e estes passos demorarão, certamente, um ano” explicou Eduardo Tavares, o vice-presidente da câmara municipal de Alfândega da Fé.

O presidente da Associação de Regantes de Vilar Chão, Arsénio Pereira, diz que a barragem que agora vai ser construída é um projecto pensado há muito tempo:

“A Barragem da Esteveínha era para ser realizada em Vilar Chão, isto antes do 25 de Abril, na altura que era presidente da câmara João Pessoa Trigo. Essa barragem só não foi feita, porque na altura, os agricultores de Vila Chão não a pretenderam porque ia estragar alguns terrenos. Na altura, os terrenos valiam muito dinheiro e uma horta era uma horta e as pessoas não sabiam qual era o valor de uma barragem”, contextualizou Arsénio Pereira.

Cerca de 200 agricultores serão servidos por este novo perímetro de rega em Alfândega da Fé, concelho para o qual estão previstos para os próximos três anos outros projectos de regadio agrícola no valor de 20 milhões de euros. 

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Maria João Canadas