Debate entre candidatos a Freixo de Espada à Cinta marcado por troca de acusações entre PS e PSD

PUB.

Sex, 05/09/2025 - 10:42


O debate, promovido pela Rádio Brigantia e Jornal Nordeste, entre os candidatos à presidência da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta foi, ontem à noite, marcado por troca de acusações. Ivo Quintas, candidato do PSD, não poupou críticas a Nuno Ferreira, candidato do PS e atual presidente, no que toca a diversos pontos e projetos que este terá prometido, há quatro anos, mas que não terá cumprido. Já o socialista acusou o social democrata de não apresentar soluções.

Nuno Ferreira, candidato do PS e presidente da câmara, relembrou que o ensino secundário voltou a Freixo e acusou o PSD de ter feito precisamente o contrário, de ter abandonado a educação. “Nós prometemos e cumprimos sobre a questão da educação. Nós colocámos o ensino secundário profissional em Freios de Espada à Cinta, onde estão cerca de 60 a 70 alunos, quer oriundos de Freios, quer também de Cabo Verde. Aquilo que o PSD local fez foi abandonar o ensino secundário profissional e nem sequer meter mãos à obra para isso. Aquilo que fez foi fazer uma parceria com o concelho, que nem vizinho é, a EnsiGuarda, e ter lá 1% daquilo que é essa escola. E nós, ao contrário da candidatura do PSD local, não iremos abandonar nunca a educação, iremos sempre reforçá-la ainda mais”, disse.

Ivo Quintas referiu que não quer abandonar o ensino mas diz que lutar pelo 12º ano o deixa para outros porque é uma luta perdida, sendo que diz que a EnsiGuarda tem mais alunos de Freixo que os cursos profissionais criados no concelho. “Freixo de Espada à Cinta tem 20 alunos por ano, em média, a entrar na escola. Portanto, lutar por um 12º ano para 20 alunos é algo que só cabe na cabeça de alguém que não tem noção da realidade”. O candidato social-democrata, aproveitou para questionar, Nuno Ferreira se tem conhecimento do número de jovens de Freixo que frequentam o EnsiGuarda e quantos frequentam “o seu curso profissional de Freixo de Espada à Cinta”.

Nuno Ferreira lembrou a Ivo Quintas de que os dois executivos anteriores do PSD executaram apenas cerca de dois milhões de euros do Portugal 2020. Já este executivo do PS executou, em dois anos, 2,3 milhões de euros mas não ficou por aqui…

“No quadro comunitário 2030, só para dar aqui a noção ao candidato Ivo Quintas, o que é que está já em andamento. O CLDS e Radar Social 621 mil euros. Qualificação do espaço público de Ligares 700 mil euros. Reabilitação da biblioteca, que vai agora começar, 178 mil euros. Já aprovado para ser feito. Reabilitação da Câmara Municipal, 175 mil euros. Qualificação do campo de jogos da linha da seda, 170 mil euros. Aquisição de serviços digitais, 59 mil euros. Só aqui já vamos num milhão 903 mil euros. Dar nota aqui  que estão aprovadas e prontos para serem lançadas para concursos, a requalificação do espaço público da Vila de Freixo, 482 mil euros. Requalificação do edifício dos bombeiros, 433 mil euros. Aquisição de veículo de equipamento para os bombeiros, 120 mil euros. Aquisição de viatura para a unidade de cuidados coletivos, 56 mil euros. Aquisição de serviços de proteção informática, 220 mil euros.”

O candidato do PSD admite que só criando emprego se resolve o problema da interioridade e esta é uma das grandes bandeiras da sua candidatura. “Só com investimento, só com criação de emprego, é que conseguimos evitar a desertificação que estamos a viver. Bragança é um excelente exemplo disso. Nos últimos quatro anos, a nível de investimento externo ou investimento de grande envergadura em freixo, não foi feito absolutamente nada. É necessário apostar, essencialmente, na transformação do produto agrícola. É necessário apostar, obviamente, no turismo. A nossa aposta e as medidas que vamos apresentar vão no sentido do apoio, essencialmente, da transformação agrícola”, frisou.

Em termos de saúde, Ivo Quintas disse que quer criar uma parceria público-privada para ter um polo de saúde em Freixo. “O que temos em mente é a criação de um espaço de co-working onde poderíamos estabelecer uma clínica que pudesse prestar esse tipo de serviços, consultas de especialidade, etc”.

Nuno Ferreira lembrou que no debate da Rádio Brigantia e do Jornal Nordeste, há quatro anos, foi acusado de querer acabar com o transporte de doentes oncológicos. Diz que isso não aconteceu e a aposta na saúde foi reforçada. “Não só não acabámos, como os melhorámos e fomos mais além, ao ponto de fazer investimento de centenas de milhares de euros só na Oncologia. Transportámos mil e dez munícipes só em 2024. Nos transportes de doentes oncológicos e não-oncológicos. Fomos mais além no apoio à comparticipação de medicamentos a toda a população. Criámos as consultas gratuitas para a população em diferentes áreas. Este projeto teve início em 2022 e beneficiaram, até à data, cerca de 630 munícipes. Nos cuidados paliativos, que era uma das dificuldades que existia em Freixo de Espada à Cinta, tem sido levado a cabo um trabalho de excelência. Por isso, a saúde é uma das principais preocupações que nós temos”, rematou.

Por motivos pessoais a candidata pela CDU, Odete Silva, não esteve presente neste debate. O candidato ao concelho pelo Chega, Leopoldo Parada, também não marcou presença por motivos profissionais.

O debate que juntou os candidatos do PS e do PSD à presidência da câmara de Freixo aconteceu ontem à noite. Para hoje está marcado o debate entre os candidatos de Vimioso, a partir das 21h.

Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Carina Alves