Ter, 27/05/2025 - 11:47
A sexta edição da Volta ao Nordeste em Bicicleta terminou, no domingo, em Alfândega da Fé. Hélder Loureiro venceu pela terceira vez consecutiva a prova de ciclismo de estrada do nordeste transmontano.
O ciclista natural de Castro Daire, campeão nacional de contrarrelógio individual, da equipa Grupo Parapedra - MAF - Riomagic/ CRP Ribafria, conseguiu a vitória na classificação geral com o registo de cinco horas, 32 minutos e dez segundos. Bateu Ricardo Silva, por 11 segundos, e António Cunha, por 20 segundos, ambos da Two Hundred Sports/ SJV. O nordeste transmontano é uma região talismã para Hélder Loureiro. “Estou muito contente por voltar a esta região e conseguir três vitórias na classificação geral. É uma prova mesmo muito boa, aqui as paisagens são fantásticas. O contrarrelógio, que é o meu ponto forte, dá-me uma certa vantagem, mas essa vantagem não seria significativa se não tivesse esta equipa. Tenho 11 amigos na equipa, dois não vieram, mas foi um desempenho espetacular de todos estiveram aqui. Ajudaram-me em tudo o que puderam. Controlámos a corrida, que teve percursos duros, o calor já se fez sentir e isso causou um maior desgaste, mas estou muito contente pela vitória”, destacou.
A vitória na última etapa pertenceu, ao colega de equipa de Hélder Loureiro, João Letras. O ciclista foi mais forte no sprint final superou o brigantino Jorge Mariz e Ruben Pais, sendo que terminaram todos com a marca de uma hora e 54 minutos, na ligação de Macedo de Cavaleiros a Alfândega da Fé, num percurso de 71,4 quilómetros. João Letras participou pela primeira vez na competição transmontana e foi o mais rápido na segunda e última etapa. “Não foi uma etapa propícia para as minhas características, porque sou mais um sprinter do que um trepador para estas montanhas, mas a equipa defendeu-me bem e cheguei ao fim em posição de aplicar o sprint, o que me permitiu ganhar a etapa. O Hélder ganhou novamente a geral e estamos muito contentes, é um sentimento de objetivo cumprido”, sublinhou.
Daniel Fernandes da União Ciclista de Bragança (UCB), natural de Argozelo, no concelho de Vimioso, foi o vencedor da Camisola do Nordeste, que premiou o melhor ciclista do distrito inscrito na Associação de Ciclismo de Bragança. “É sempre bom ganhar em casa e alcançar o objetivo da equipa. O pódio foi composto por elementos da UCB e a Camisola do Nordeste tanto é minha como dos meus colegas. Mas, claro, é sempre bom vencer e em casa é uma sensação incrível. Numa competição que foi realmente muito especial para mim, porque a primeira etapa partiu de Argozelo, a minha terra, no Santuário de São Bartolomeu, um ponto que me diz muito”, referiu.
Miguel Monteiro, presidente da Associação de Ciclismo de Bragança, mostra-se agradado com a sexta edição da Volta ao Nordeste em Bicicleta e destaca que foi a mais participada de sempre. “Este ano tivemos cerca de 120 ciclistas a dar o máximo, tanto é que nesta última etapa chegaram muito antes do previsto. Foi um andamento mesmo muito bom, louco mesmo. Até o comissário de prova disse que há provas profissionais que não têm este andamento. É sempre bom ver a Volta ao Nordeste a crescer a evoluir de ano para ano. Na próxima edição, vamos tentar ter mais uma etapa”, salientou.
A sexta Volta ao Nordeste em Bicicleta começou com um contrarrelógio noturno em Mirandela, com a extensão de 4,4 quilómetros, onde Hélder Loureio triunfou com a marca de cinco minutos, 42 segundos e 80 centésimos.
António Cunha venceu a primeira etapa que partiu do Santuário de São Bartolomeu, em Argozelo, e teve como meta de chegada Vila Flor, num percurso de 135,3 quilómetros.
João Letras triunfou na segunda etapa que partiu de Macedo de Cavaleiros e terminou em Alfândega da Fé.
A Two Hundred Sports/ SJV foi a equipa vencedora, ficou à frente da Grupo Parapedra - MAF - Riomagic/ CRP Ribafria por cinco segundos.
Miguel Nunes, Two Hundred Sports/SJV, triunfou na classificação de montanha com 13 pontos.
Henrique Nogueira, também da Two Hundred Sports/SJV, foi o vencedor nas metas volantes com 11 pontos. Da mesma equipa António Cunha venceu em Elites, André Macedo ganhou em Sub-23 e Ricardo Silva em Master 30.
Hélder Loureiro, o camisola amarela, ganhou em Master 40.
Paulo Oliveira ganhou em Master 50 e José Afonso em Master 60, ambos da Matos Mobility-Flexaco- IHS.
A Volta ao Nordeste em Bicicleta foi a mais participada, com mais de cem ciclistas. A prova foi organizada pela Associação de Ciclismo de Bragança, juntamente com os Municípios de Mirandela, Vimioso, Vila Flor, Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé.