Centro Social de Bragança aposta em soluções inovadoras para responder à mudança social

PUB.

Ter, 23/09/2025 - 08:57


O Centro Social Paroquial dos Santos Mártires, em Bragança, vai abrir, brevemente, novas respostas sociais. O centro vai assim dar trabalho a mais 33 pessoas, sendo que, neste momento, conta já com 46 colaboradores.

Uma das respostas a abrir é algo diferente de tudo que já existe no distrito, um Centro de Alojamento de Emergência Social, que poderá acolher pessoas em situação de emergência, como sendo sem abrigo.

Ainda assim, Jorge Humberto, presidente da instituição, diz que é preciso, cada vez mais, trabalhar na adaptação às novas necessidades da sociedade. Esse é o maior “desafio”.

“O que é que nós temos que preparar para respostas sociais que ainda hoje não sabemos quais são? Como é que nós não estamos a adaptar à evolução da sociedade e ao envelhecimento da sociedade? E, neste caso, nós estamos na academia em que o nosso foco é 100% a deficiência. Que desafios de inclusão é que nós temos? Que novas respostas é que temos de construir para responder à sociedade? Acima de tudo percebemos onde é que nos vemos posicionar relativamente às necessidades que a sociedade tem. Porque se falarmos nas respostas clássicas de lar de idosos, serviço de apoio ao domicílio, essas respostas são tipificadas. Agora, dentro dessas, teremos que evoluir para níveis de especialização”, disse

Mónica Santos, de 26 anos, reside, há sete, na instituição. Uma casa que lhe deu uma segunda vida. “Fiz aqui uma família enorme, arranjei amigos, pessoas que gostam de mim e que me tratam bem”

Paulo Jorge Sá também é utente da instituição, um lugar onde é feliz. “estar aqui é bom porque tenho muitos amigos. Fazemos ginástica, pinto”, explicou

Estes novos desafios a que o presidente se reporta vão estar em discussão, no fim de semana, a propósito da celebração dos 40 anos desta instituição de Bragança. As iniciativas para assinalar o aniversário começaram no sábado, com o primeiro Passeio Motard Inclusivo, que aconteceu em parceria com o MotoCruzeiro, como destaca o presidente, Francisco Vara.

“Tínhamos que estar aqui, tínhamos que estar com a estrutura. É, de facto, muito importante sentirem a liberdade que nós sentimos, a alegria e a convivência”, referiu.

Sebastião Meireles, de 46 anos, é apaixonado por motos desde os 18 anos. Foi um dos participantes que quis levar os utentes a experimentar algo que ele tanto gosta. Para ele estas iniciativas são “importantes” uma vez que permitem mobilizar grupos.

O passeio terminou com um lanche convívio na freguesia de Donai.

Além deste passeio, que decorreu sábado, a cidade vai ainda acolher, no dia 25, um Meeting de Atletismo. A competição, que contará com atletas com deficiência intelectual, vai acontecer na pista de atletismo do Instituto Politécnico de Bragança.

Escrito por Rádio Brigantia.

Jornalista: 
Carina Alves