Autarca de Vinhais acredita que construção da estrada pode ajudar a combater desertificação mas não é suficiente

PUB.

Qua, 13/03/2024 - 08:48


O concelho de Vinhais é o quarto do distrito de Bragança que mais gente perdeu, nos últimos anos, segundo os Censos de 2021

O presidente da câmara acredita que o cenário vai mudar com a requalificação da estrada que liga a vila a Bragança. Ainda assim, Luís Fernandes, que diz que esta obra é de extrema necessidade, reforça que o Estado Central tem que fazer muito mais por estes territórios. Estradas apenas não chegam. “Devia criar condições a nível fiscal que permitisse quem vive nestas regiões ou empresas que se fixem nestas regiões tenham benesses, formas eficazes para elas se fixarem e também deslocalizar serviços do poder central para estes territórios, não faz sentido concentrá-los no Porto, na CCDR-N, ou em Lisboa”, frisou.

Declarações de Luís Fernandes, numa altura em que acaba de abrir o procedimento concursal para a requalificação da estrada que liga Vinhais e Bragança. O concurso está aberto até ao dia 15 de Abril.

O autarca diz-se satisfeito por ver finalmente as coisas a acontecer, depois de tanta espera. “Significa o concretizar de algo que há muito estávamos à espera e, portanto, finalmente se começa a ver luz para essa obra também ansiada e justa para as pessoas do concelho de Vinhais e para quem usufruir dela”, disse.

Esta será a primeira fase da requalificação da estrada, para a qual estão aprovados 24 milhões de euros, sendo que a obra tem um financiamento total de cerca de 37 milhões.

A requalificação da estrada tinha um financiamento de 31 milhões de euros, do Plano de Recuperação e Resiliência, mas a verba foi reforçada, em Janeiro, sendo que agora há quase 37 milhões para a concretizar.

Prevê-se que a obra esteja concluída em 2026.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves