PUB.

Autarca de Bragança "satisfeito" com a ligação ferroviária Porto-Bragança mas diz que território é esquecido no que toca à alta velocidade

PUB.

Sex, 18/11/2022 - 13:06


Depois do anúncio da intenção de construir uma ligação ferroviária Porto-Bragança, com ligação a Zamora, Espanha, incluída no Plano Ferroviário Nacional, o autarca de Bragança mostrou-se satisfeito com a construção da linha

No entanto, Hernâni Dias, diz que o território ficou novamente esquecido no que toca à alta velocidade.

“Já não posso ficar tão satisfeito é pelo facto de verificar que sendo este o corredor mais curto entre Porto e Espanha não esteja prevista uma ligação de Alta Velocidade apostando o Governo, uma vez mais, em, deixar de fora o território de Trás-os-Montes, como se percebe pelos mapas que nos foram apresentados, a ligação a Espanha será na zona Centro, passará por Aveiro e depois Salamanca. Trata-se da atitude que ao longo do tempo vem sendo tida para com o nordeste transmontano, que é o esquecimento, portanto acho que havia a obrigação de pensar melhor o território e de prever uma ligação de alta velocidade”, frisou.

O plano terá que ser concretizado até 2050. O autarca entende que a concretização da estratégia ferroviária não pode ser feita de um dia para o outro, mas gostaria que fosse uma concretização até 2030.

“Também compreendemos que as coisas não acontecem de um dia para o outro. É necessário que haja tempo para trabalhar os projectos e todos os procedimentos necessários à construção destas infra-estruturas. Se me pergunta se eu gostaria que tudo ficasse concretizado até 2030, eu dir-lhe-ia que isso seria o ideal, mas também não podemos entrar em demagogias e pensar que tudo se faz do dia para o outro”, disse.

O Plano Ferroviário Nacional foi aprovado pelo Governo e vai agora a consulta pública. Vai ainda ser feita avaliação ambiental e, mais tarde, será levado à Assembleia da República para ser transformado em lei.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais