PUB.

Alfândega da Fé integra projecto piloto que pretende tornar o concelho auto-sustentável a nível energético

PUB.

Qui, 26/01/2017 - 09:07


Alfândega da Fé está incluída num projecto piloto na área da energia que vai estudar a hipótese de tornar o concelho auto-sustentável a nível energético. O concelho alfandeguense, a par de Penela, foi escolhido para testar o projecto Netefficity.

De acordo com a presidente do município, Berta Nunes, alguns dos edifícios públicos da vila de Alfândega já têm painéis solares instalados, e agora outros serão colocados para permitir a partilha de energia, em vez de ser vendida à rede.

Para além da eficiência energética em edifícios municipais, o projecto destina-se também aos munícipes que têm acesso a uma solução de gestão de energia para as habitações.

O objectivo é possibilitar que a energia produzida nos edifícios municipais, através de fontes renováveis, seja partilhada, quando aqui não há tantas necessidades energéticas, com outros edifícios ou casas. Pretende-se assim proporcionar a redução da factura energética ao mesmo tempo que se abre caminho para a auto-suficiência neste campo.

O investimento para este projecto, que implica a aquisição dos painéis fotovoltaicos, é assumido pelo consórcio de empresas que promove o Netefficity e que inclui o Instituto de Engenharia do Porto, sendo financiado pelo Portugal 2020.

Também com o objectivo de promover a eficiência energética, o município de Alfândega da Fé vai substituir a iluminação pública por luzes LED em todo o concelho. Este é um investimento do município de cerca de 1 milhão de euros. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro