PUB.

Agência Europeia de Medicamentos aprova vacinação contra a covid-19 de crianças entre os 5 e 11 anos: em Bragança há receios

PUB.

Qui, 25/11/2021 - 16:53


A Agência Europeia de Medicamentos aprovou a vacinação contra a covid-19 para crianças com idade entre os 5 e os 11 anos

A vacina administrada será a da Pfizer, mas em quantidade inferior “à utilizada em jovens com 12 ou mais anos". Em Portugal, aguarda-se a confirmação da Direcção-Geral de Saúde para avançar com a vacinação desta faixa etária. No entanto, em Bragança, ainda há alguns receios em relação aos mais novos serem vacinados.

“Estou com um bocado de receio quanto a isso, porque não existem muitos estudos e não se sabem quais vão ser as consequências em crianças tão pequenas. Estou muito receosa”, disse Cátia Silva.

“Eu penso que não deviam ser vacinadas, uma vez que as crianças não correm grandes riscos”, referiu Clara Rodrigues.

Por outro lado Joana Bernardes não partilha da mesma opinião. “Acho bem. Esperemos que não tenha consequências para eles, mas já vimos que está atingi-los mais facilmente, por isso vacinar será uma boa opção”, afirmou.

Muitos acreditam que a solução da diminuição de contágios não passará pela vacinação das crianças, mas por medidas preventivas.

“As crianças deviam ser poupadas de outra forma, incutir hábitos em casa de lavar as mãos e por as máscaras nas escolas”, defendeu Matilde Cavaleiro.

A DGS já pediu parecer à Ordem dos Pediatras para sobre a vacinação das crianças com idades entre os 5 e os 11 anos, que admitiu que as vacinas podem ser seguras e que podem ser utilizadas como factor de libertação e normalização da vida dos mais novos.

Esta tarde o Governo vai anunciar medidas preventivas para conter o aumento de casos de covid-19 antes do Natal. 

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais