85% do orçamento municipal de 2023 do município de Torre de Moncorvo foi executado

PUB.

Ter, 14/05/2024 - 08:29


Presidente da câmara fala de gestão “controlada”

Segundo o presidente da Câmara, José Meneses, o relatório de prestação de contas mostra a gestão “controlada” do município. “Tivemos uma execução de 16 milhões de euros. A taxa de execução orçamental foi8 de 85% e a taxa de execução do Plano Plurianual de Investimentos foi de 69%. São dados que nos deixam bastante satisfeitos, sendo certo que a ideia será sempre que a receita cubra as despesas, para que assim tenhamos o equilíbrio e a gestão controlada do município”.

No entanto, o ano de 2023 terminou com um saldo líquido negativo de 283 mil euros. Ainda assim, o autarca diz que com as amortizações dos empréstimos e da dívida do município, em 900 mil euros, o resultado final é positivo. ““Juntando os dois factores que é o resultado líquido, mais as amortizações isto leva-nos a ter saldo disponível significativamente positivo, de 2 milhões de euros, ou seja, desta forma conseguimos assegurar a nossa principal função, que é assumir os compromissos diários e mensais do município e assegurar o pagamento de empréstimos a longo prazo”.

Actualmente, a dívida do município ronda os 7,5 milhões de euros. Há dez anos, quando este executivo assumiu a câmara, era de 16 milhões.

O relatório de contas foi aprovado por maioria, na Assembleia Municipal, com seis votos contra e uma abstenção.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais