Associações ambientalistas condenam declarações de Ministro da Agricultura sobre ICNF

PUB.

Qui, 29/01/2026 - 09:10


Em causa está a divulgação de um vídeo que José Manuel Fernandes enviou aos dirigentes do ICNF, num encontro que decorreu recentemente. Vídeo esse que já foi tornado público pelo próprio ministro.

Sete organizações ambientalistas condenam as recentes declarações feitas pelo Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, sobre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Em comunicado, a coligação C7, composta pelas associações WWF - Portugal, FAPAS, GEOTA, LPN, QUERCUS, SPEA e ZERO, considera as declarações do ministro “incompatíveis com o Estado de Direito democrático” e que ao dirigir-se “pública e diretamente aos responsáveis máximos do ICNF, está a “desautorizar” a instituição.

Os ambientalistas defendem ainda que “o ICNF não existe para legitimar decisões políticas, mas sim para cumprir e fazer cumprir a lei, avaliar impactos ambientais e salvaguardar bens públicos essenciais”

No mesmo comunicado, a Coligação C7 defende ainda que o ICNF deve volte a ter “tutela única” do Ministério do Ambiente e Energia.

Para “assegurar coerência política, transparência institucional e alinhamento com os objetivos nacionais e europeus de conservação da natureza e da biodiversidade”.

Em Bragança o ministro da Agricultura e mar, rejeitou qualquer intenção de relativizar a lei mas sim de “haver mais celeridade”. “Há muitos atrasos e nós temos de decidir rapidamente todos. Eu não peço para relativizar a lei, eu peço para haver celeridade e também peço para que não haja empatas. E nós, felizmente, temos na administração pública excelentes exemplos. E depois temos meia dúzia que empatam e que põem em causa o serviço de todos os outros”, disse.

Em causa está a divulgação de um vídeo que José Manuel Fernandes enviou aos dirigentes do ICNF, num encontro que decorreu recentemente.

Vídeo esse que já foi tornado público pelo próprio ministro. Entretanto, o Partido Socialista já pediu uma audição parlamentar a José Manuel Fernandes.

Escrito por Rádio Brigantia.

Foto: República Portuguesa 

 

Jornalista: 
Cindy Tomé