Estudo prévio para reativação da linha ferroviária entre o Pocinho e Barca d’Alva está pronto

PUB.

Sex, 18/07/2025 - 08:08


A Linha do Douro liga, atualmente, o Porto ao Pocinho e há vários anos que é defendida a reabertura do troço entre o Pocinho e Barca d’Alva, no concelho de Freixo de Espada à Cinta
Ainda há esperança na reativação do troço da linha ferroviária entre o Pocinho e Barca d’Alva, encerrado em 1988. Isso mesmo foi manifestado em Carrazeda e Ansiães, à margem de uma reunião da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte com a Comunidade Intermunicipal do Douro, em que foi apresentado o estudo prévio desenvolvido pela Infraestruturas de Portugal.
O presidente da CCDR-Norte, António Cunha, está confiante. “É um grande avanço, como estava prometido. É um dos projetos que avançou, fundamentalmente por uma grande voz dos municípios do Douro, que lutaram muito para que isso acontecesse. É razão para, pelo menos, ter muita mais confiança porque as coisas estão a avançar”, rematou, dizendo ainda que o estudo “prova que há todas as condições para avançar”. “Esses estudos, às vezes, podem trazer surpresas mas não há nenhuma questão técnica complicada”.
O presidente da CIM Douro, Luís Machado, disse que os autarcas estão confortáveis com o trabalho feito. “Estamos muito confortáveis porque vemos, pela primeira vez, sentimos e estamos a ver que há trabalho a ser feito na nossa linha”.  
Em abril, o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, não considerou prioritária a reabertura da Linha do Douro até Barca d’Alva. Declarações que foram contestadas pela Associação Vale d’Ouro, que lamentou o profundo desconhecimento do ministro sobre a realidade da Linha do Douro, não compreendo a sua posição.
A Linha do Douro liga, atualmente, o Porto ao Pocinho e há vários anos que é defendida a reabertura do troço entre o Pocinho e Barca d’Alva, no concelho de Freixo de Espada à Cinta.
Escrito por Rádio Ansiães (CIR)