Seda de Freixo de Espada à Cinta presente no Portugal Fashion

PUB.

Sex, 17/03/2023 - 09:17


A seda artesanal de Freixo de Espada à Cinta vai estar presente, pela primeira vez, no Portugal Fashion, em Vila Nova de Gaia, um evento de moda que acontece anualmente

É já amanhã e vai ser feita uma apresentação de como se trabalha este material nobre.

“Uma apresentação oficial sobre o que é a seda de Freixo, qual é a linha de condução neste momento para Freixo sobre a seda, como é que estamos a nível nacional e internacional. Teremos as nossas artesãs a trabalhar ao vivo no Portugal Fashion, a mostrar como se faz e como se produz a seda de Freixo. É um marco histórico para Freixo de Espada à Cinta”, frisou o presidente da câmara, Nuno Ferreira.

Na vila é possível ver como é trabalhada a seda no museu da Seda e do Território. Há peças também a serem vendidas no Castelo de São Jorge e agora com a presença no Portugal Fashion, Nuno Ferreira acredita que podem ser abertas portas no mundo da moda.

“Entramos agora neste mercado que é o mundo da moda e pode potenciar a seda de Freixo de Espada à Cinta e alicerçar os estilistas nacionais e internacionais para trabalharem com a seda de Freixo. É uma oportunidade única e esperamos levá-la a bom porto”, disse.

Freixo de Espada à Cinta é o único local na Península Ibérica que ainda trabalha a seda de forma ancestral. A marca já estará certificada no final deste mês.

O município celebrou ainda um contrato com uma marca de luxo, mas para já o presidente da câmara não quis avançar mais pormenores. Certo é que este sábado, a seda de Freixo de Espada à Cinta vai estar presente no Portugal Fashion, em Vila Nova de Gaia.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais