Transmontanos usam poucas vezes o Livro de Reclamações

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Seg, 17/11/2014 - 17:38


  Nas regiões do interior, ainda poucos consumidores fazem uso do livro de reclamações.O alerta é da DECO, Associação de Defesa do Consumidor que, em conjunto com o Município de Macedo de Cavaleiros,  promoveu uma sessão de esclarecimento onde se abordou este tema, na passada sexta-feira, nesta cidade do nordeste transmontano. 

Anabela Ferreira, coordenadora da Delegação do Norte do Gabinete de Apoio ao Consumidor, afirma que os transmontanos ainda hesitam na hora de reclamar. “Ainda há muita iliteracia em todas as áreas mesmo na área tão simples como conhecer os seus próprios direitos enquanto consumidor. Nós notamos isso um pouco por todo o lado, no interior notamos um pouco mais ainda e que as pessoas ainda não reclamam muito, utilizam pouco o livro de reclamações estão pouco sensibilizados muitas vezes para fazerem as cartas para reclamarem os seus direitos”, revela a responsável. A proteção dos consumidores como contributo para a inclusão social” foi o tema da sessão de esclarecimento. A vereadora da Cultura de Macedo de Cavaleiros, Helena Magalhães considera importante informar os munícipes sobre questões burocráticas que afectam as famílias e o tipo de apoio que a Deco pode prestar. “Como vivemos uma época em que há famílias sobreendividadas a maneira como elas podem ultrapassar determinadas dificuldades a orientação que podem receber é nesse sentido que a Câmara Municipal pretende que esta ação de formação lhes traga alguns esclarecimentos”, sublinha Helena Magalhães. No topo da lista das reclamações entregues à Associação de Defesa do consumidor está a ASAE, seguida da ANACOM. A seguir estão os serviços de água e luz e de compra e venda. Escrito por Onda Livre (CIR).