Seg, 13/10/2014 - 17:51
A directora da ASCUDT, Manuela Miranda considera que a acção foi bem concretizada e salienta a importância de preparar funcionários e utentes da instituição para a ocorrência de um sismo.
“Esta acção de sensibilização foi excelente. Para além destes exercícios e simulacros, os utentes têm diversas formações e acções ao longo do ano que os sensibilizam para esta temática”, frisa a responsável.
Rómulo Pinto, 2º Comandante Distrital de Operações de Socorro de Bragança, explica que a iniciativa “A Terra Treme”, tem como principal objectivo informar e mostrar às pessoas como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.
“A iniciativa Terra Treme é um exercício de um minuto que ajudará a população a praticar três gestos que podem salvar vidas, em caso de sismo. Os cidadãos devem baixar-se sobre os joelhos, numa posição que evita cair em caso de ocorrência de sismo. Deverão proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se, se possível colocando-se sob uma mesa resistente e segurando-se firmemente sob ela. Por fim, deve-se aguardar que a terra pare de tremer”, descreve o 2º comandante.
A “Terra Treme”, organizada pela Autoridade Nacional Protecção Civil, contou com a participação de cerca de 2200 empresas e instituições de todo o país. Uma iniciativa a propósito do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, que se assinala hoje. Escrito por Brigantia.