Sex, 04/07/2025 - 10:11
O Vaticano aprovou, ontem, a criação do primeiro seminário interdiocesano em Portugal, localizado em Braga, que será constituído pelas dioceses de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu.
Este seminário interdiocesano destina-se à formação de futuros sacerdotes, num único seminário, explica o Bispo da Diocese Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida. “É fruto de um percurso feito desde 1992, destas quatro dioceses que se foram juntando e foram caminhando juntas na formação inicial dos sacerdotes. Quando falamos de um seminário maior, falamos desta formação inicial, que se completa também com a formação intelectual na Universidade Católica”.
D. Nuno Almeida revelou que foram ainda apresentados os “estatutos que garantem a base jurídica, canónica e civil a este primeiro grande seminário interdiocesano do país” e acrescentou ainda que “este seminário traz esperança para o reforço da pastoral vocacional”.
O anúncio foi feito, ontem, na Casa de Acolhimento do Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja em Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro, e juntou os Bispos das Dioceses de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu.