Sabores Mirandeses para descobrir este fim-de-semana

PUB.

Sex, 18/02/2011 - 09:15


Começa hoje em Miranda do Douro a 12ª edição do Festival de Gastronomia e Artesanato Sabores Mirandeses. Um certame onde a cultura, tradição, gastronomia e identidade de um povo se cruzam e que é já uma referência em Trás-os-Montes.  

Desde o cordeiro, passando pelo porco até à vitela mirandesa, cada dia do festival é dedicado às raças autóctones do concelho.

São esperados cerca de 60 expositores e ao longo de três dias propõe apreciar e degustar sabores regionais, com o fumeiro e a bola doce.

O presidente da câmara salienta que o facto de o festival, este ano, não coincidir com o Carnaval levou a uma maior aposta na promoção do certame.

“Temos um aumento do número de expositores pois a procura aumentou bastante” refere Artur Nunes, acrescenta que “em virtude de a feira estar fora da época de Carnaval quisemos reforçar a publicidade e também temos a vantagem de testar se o Carnaval traz mais valias à feira”.

 

Um festival que quer manter viva a identidade de um povo.

E segundo Artur Nunes, passa pela valorização dos sabores regionais que ao longo do ano são confeccionados pelos produtores locais.

“Desde os enchidos, a carne mirandesa, o cordeiro vão ser expostos e vendidos” afirma, salientando que “o grande objectivo é valorizar e promover os produtos regionais resultantes das raças autóctones”.

 

O festival que manifesta a vertente cultural também com actividades de promoção à língua e animação de rua com gaiteiros e pauliteiros mirandeses.

Ainda, Pica Tumilho, Galandum Galundaina e Quinteto Reis vão animar as noites dos três dias de Festival.

Também inserido neste festival está o XI encontro cinegético, que todos os anos atrai centenas de pessoas a Miranda do Douro.

O Festival de Sabores decorre no Pavilhão Multiusos da cidade.

Escrito por CIR