Piloto Tiago Rafael da Motocruzeiro Racing Academy estreia-se no Campeonato Nacional de sportbike

PUB.

Qui, 29/01/2026 - 11:28


O jovem de apenas 15 anos vai competir com pilotos experientes e mais velhos, o que é considerado benéfico pelo piloto

O Jovem piloto, Tiago Rafael, da Motocruzeiro Racing Academy vai participar, pela primeira vez, no Campeonato Nacional de sportbike. O piloto de 15 anos diz estar entusiasmado e promete dar o seu melhor. “Estou muito contente por subir de categoria agora para o Nacional de Sportbike. Vai ser um ano de aprendizagem, como todos os outros, porque é a primeira vez desta categoria nova, não só em Portugal, mas também nos outros países, como também no Mundial de Superbikes. E acho que vamos dar o nosso melhor, como todos os anos, e tentar lutar por vitórias e pódios.”

Além de se estrear no campeonato nacional de sportbike, Tiago Rafael, vai também competir no Campeonato Nacional de Super moto, um percurso de asfalto e terra. “Também vai ser uma boa experiência para mim aprender com pilotos muito mais experientes, que já correram no Mundial de Supermoto e no Mundial, na Liga das Nações. Supermoto é uma mistura de alcatrão e terra. Por exemplo, 80% de alcatrão e 20% de terra, com saídas e saltos. Uma supermoto é mais ou menos uma mistura de uma moto motocross só que totalmente preparada para a pista, com pneus lisos na terra”, explicou.

O pai, Carlos João, admite que o coração é posto à prova, sempre que o filho compete, mas reconhece que o jovem piloto já está habituado a competir.

Em termos de custos, as despesas são elevadas. Já que a competitividade exige pneus sempre novos, conta Carlos João.

“Ainda nem sequer pensei ao certo quanto é que irá custar o investimento, porque nos sai da nossa parte, não é só da parte da equipe. Depende de muitas circunstâncias, principalmente das quedas. Não havendo quedas, claro, naturalmente é muito mais fácil, mas o que custa mais é as deslocações, as inscrições e principalmente os pneus. Os pneus é uma loucura. Se queremos andar na frente, temos que andar sempre com pneus novos. Um jogo de pneus, para uma sportbike, ronda os 600€. Nós queremos andar na frente para ter sempre as suspensões afinadas, para não haver aquela discrepância dos pneus usados. Então se queremos ter a moto perfeita, temos que ter sempre pneus novos. Ora, se nós fizermos 4 sessões por dia, são 4 jogos de pneus. A 3 dias é só fazer as contas”, detalhou.

Tiago Rafael vai se estrear no Campeonato Nacional de sportbike e competir com pilotos mais velhos.

Uma entrevista que poderá ler na integra na versão impressa do jornal nordeste da próxima semana.

Escrito por Rádio Brigantia.

Foto: Adam Vidal Pérez

Jornalista: 
Cindy Tomé