Rota de miradouros para atrair turistas a Freixo de Espada à Cinta

PUB.

Qui, 01/04/2010 - 11:31


  Freixo de Espada à Cinta e os vizinhos espanhóis de Saucelle vão criar um projecto conjunto para atrair turistas dos dois lados da fronteira.  

O vice-presidente da câmara de Freixo, Pedro Mora, explica que o objectivo é aproveitar as potencialidades da paisagem das arribas do Douro.

“Está a ser desenvolvido pelos dois municípios com a ajuda do professor Hortelano, da universidade de Salamanca. O objectivo é criar um roteiro de miradouros com duas perspectivas distintas. Uma do lado de Portugal para Espanha e outra de Espanha para Portugal”, explica.

Já Diego Levesma, alcaide de Saucelle, sublinha a importância da cooperação entre as duas regiões de fronteira que precisam uma da outra para sobreviver.

“Por parte das autarquias tanto espanholas como portuguesas temos de estar unidos. Agora vamos lançar uma rota de miradouros de Saucelhe e de Freixo porque é mais fácil para nós vender. Se tivermos mil visitantes de Saucelhe e dois mil de Freixo são três mil, e é isso que importa”, diz.

Mas Pedro Mora desvenda ainda outros projectos conjuntos dos dois municípios.

“Temos também as piscinas municipais que estão abertas para todos os municípios da raia gratuitamente. Vamos manter também o mercado ibérico, mas com algumas alterações. A ideia será juntar as duas feiras que temos em Freixo e criar um mercado ibérico no primeiro sábado de cada mês”, revela.

O entendimento entre Portugal e Espanha é cada vez mais importante para a sobrevivência do Nordeste Transmontano.

Escrito por Brigantia