Montaria ao javali é novidade na Rural Castanea em Vinhais

PUB.

Qui, 17/10/2019 - 09:40


As atenções vão estar viradas para a castanha, de 25 a 27 de Outubro, na XIV Rural Castanea, em Vinhais.

As jornadas técnicas já são conhecidas na feira, mas este ano com informações mais práticas sobre o combate às doenças do castanheiro e o aumento da produção. A montaria ao javali é uma novidade nesta edição.

“Há uma série de actividades diferentes, que existem este ano pela primeira vez, como a montaria ao javali, actividades culturais e recreativas como caminhadas e chega de touros”, referiu o autarca Luís Fernandes.

O certame pretende valorizar a castanha e todos os produtos que usam o fruto na confecção. No total vão estar presentes 90 expositores e participar mais 10 produtores do concelho que no ano anterior.

“É um dado muito positivo, se calhar até o mais positivo, pelo facto de termos mais gente do concelho a querer participar nesta feira, que é aquilo que nos importa”, sublinhou.

Para o concelho, a produção de castanha representa anualmente 10 milhões de euros. Este ano perspectiva-se que haja uma boa colheita, idêntica à do ano anterior. A campanha já começou e parece que a mão-de-obra local já não é suficiente. “Há obviamente a migração de pessoas, como é o caso de pessoas que vem para a apanha da maçã e depois para a apanha da castanha, porque não há mão-de-obra local. E aqueles produtores que têm 10 toneladas começam, alguns deles, a usar a mecanização para a apanha”, explicou Abel Pereira, presidente da associação Arborea.

Vinhais tem ainda o maior assador de castanhas do mundo que não vai faltar no certame, assim como o concurso da castanha, do mel e da cabra preta de Montesinho. A Rural Castanea acontece de 25 a 27 de Outubro, em Vinhais.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais