João Lourenço é o vencedor do concurso de fotografia “De Montesinho ao Douro: Gentes e Paisagens”

PUB.

Qui, 18/04/2024 - 10:24


Concurso premiou João Lourenço com 2500 euros mas houve outros dois premiados

João Lourenço, natural de Bragança, é o grande vencedor da segunda edição do concurso de fotografia “De Montesinho ao Douro: Gentes e Paisagens”, um desafio lançado pela Fundação da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Douro.

Uma fotografia sobre o Carnaval de Vila Boa de Ousilhão deu ao jovem, de 27 anos, o primeiro prémio. João Lourenço, que já trabalhou em fotografia e agora é freelancer, já concorreu no ano passado e desta vez estava a contar ser distinguido mas não esperava o primeiro prémio. “Concorri este ano, outra vez. Apresentei uma fotografia dos caretos de Vila Boa de Ousilhão, que representa o fogo e o careto. Desde o dia que a tirei, nunca pensei nela para concorrer, mas sempre foi uma foto que me marcou. Quando vi que o concurso voltou a abrir pensei que não tinha nada a perder. Acho que é uma foto que se adequava muito bem para aquilo que eles pediam”, disse.

Esta foi já a segunda edição do concurso. Ao contrário do ano passado, desta vez, os concorrentes tinham que ser residentes ou naturais dos concelhos da área de abrangência da Fundação da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Douro. Cândida Braz, presidente da fundação, diz que isso não foi impedimento para haver menos concorrentes. Houve até mais fotografias candidatadas. “O júri, composto por alguns fotógrafos profissionais, denotaram uma melhoria da qualidade das fotografias apresentadas. Estamos muito satisfeitos”.

O concurso tinha como tema “Assim se faz por cá”. A fotografia que alcançou o segundo lugar foi tirada em Valpaços e retrata mulheres a fazer fumeiro. Já o terceiro prémio mostra o Rio Douro, numa fotografia tirada em Alijó.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves