Inaugurada estação de carregamento ultrarrápido em Bragança

PUB.

Sex, 19/04/2024 - 10:23


Acaba de ser inaugurada a primeira estação de carregamento ultrarrápido para veículos eléctricos na região. Fica situada no nó da Seara, em Bragança

Este é o primeiro de um conjunto de postos, cofinanciados pela União Europeia, que a empresa Atlante irá desenvolver ao longo dos próximos anos, com a missão de acelerar a electrificação da rede de rodoviária portuguesa. Pedro Nunes, director-geral da Atlante Portugal, disse que um dos maiores objectivos é colocar estes postos em regiões de fronteira. “Esta ligação surgiu precisamente por esse motivo. É um ponto de ligação entre os dois países e, sendo em Bragança, é para nós um facto importante. Porque não podemos só instalar equipamentos na zona litoral de Portugal. Temos aqui dois postos de carregamento de 300 kW cada um. Significa que eles têm quatro pontos de carregamento. Podem carregar quatro carros em simultâneo até 150 kW ou, se não for em simultâneo, cada carro pode carregar a 300 kW no máximo”.

O tarifário já está definido. “Temos um tarifário aqui de 30 cêntimos por kW/h, ao qual é adicionado o preço da energia. Cada utilizador tem um cartão, uma app, e paga o preço de energia que contratualizou com o seu fornecedor de energia. A esse valor é adicionada a nossa taxa de operação, de kW/h. Não colocamos aqui um valor por minuto. O objectivo é que qualquer utilizador possa carregar aqui, mesmo com um carro que carregue a baixa potência ou hibrido, e não seja prejudicado pelo tempo”.

Pedro Faria, presidente da Associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos, refere que este é um passo importante para a mobilidade sustentável em Portugal. “O desenvolvimento da mobilidade eléctrica tem seguido o seu caminho muito rapidamente. Passámos, na informática, do Pentium 1 para o Pentium 2, para o 3… Já não mobilidade eléctrica nós damos saltos de cinco. Temos tido, em pouco tempo, desenvolvimentos muito fortes. Começamos por defender que precisávamos de tomadas para as nossas viagens curtas e hoje estamos aqui a inaugurar um quadruplo posto de carregamento ultrarrápido. A evolução é muito grande”.

Aaron Rocha, da Alpitronic, uma fabricante de carregadores eléctricos, que está a chegar agora a Portugal, diz que é preciso acabar com os mitos em torno da mobilidade eléctrica. “a nossa filosofia é construir os carregadores mais fiáveis para os utilizadores e disponibilizar carregadores até 400 kW. O grande objectivo disto é diminuir os mitos que existem à volta da mobilidade eléctrica, a ansiedade das pessoas nas viagens de longo curso e perceber que, às vezes, podemos fazer uma breve pausa para um café, para almoçar, para uma reunião, e conseguimos conciliar essa actividade com o carregamento do carro, de forma clara e transparente”.

A primeira estação de carregamento ultrarrápido para veículos eléctricos na região fica situada no nó da Seara, em Bragança.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves